A onça pintada é um animal muito cauteloso para atacar sua vítima. Desloca-se sempre contra o vento e aproxima-se silenciosamente, surpreendendo a presa com um salto sobre seu dorso.
Apesar de ser um animal muito temido, costuma fugir da presença humana. Mesmo em histórias antigas, são raros os relatos de ataque ao homem. Quando estes ataques acontecem geralmente estão relacionados à defesa de filhotes, de presas recém abatidas ou até mesmo ataques para se defender quando estão sendo caçadas.
O padrão de pintas das onças é único para cada indivíduo e funcionam como nossas impressões digitais, servindo para identificar cada animal. A onça pintada negra, conhecida como Jaguar negro, é da mesma espécie da malhada. Preste atenção e você verá as mesmas pintadas escondidas sobre o pêlo preto. Elas são negras devido a uma variação genética conhecida como “melanismo” que provoca a concentração da pigmentação preta. Para identificar as manchas é necessário um pouco mais de atenção e condições de luminosidade adequada.
Neste post coloquei alguns flagras de ataques de onças pintadas!
Fauna amazônica
incriveis-ataques-de-oncas
Onça do CIGS ataca repórter
Onça Pintada ataca policial
Onça pintada ataca Jibóia
Ataque fulminante de onça em jacaré!
Inédito no Gugu: Ataque de onça contra capivaras no Pantanal