Iniciativa de Roberto Cidade fortalece política nacional de reaproveitamento de resíduos orgânicos - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quarta, 04 de dezembro de 2024

Política

Iniciativa de Roberto Cidade fortalece política nacional de reaproveitamento de resíduos orgânicos

Publicado

no

Com uma população superior a 210 milhões de habitantes, sendo 3.941.175 no Amazonas, conforme o Censo Demográfico de 2022, o Brasil precisa encontrar caminhos para lidar melhor com o descarte de resíduos. Nesse sentido, a iniciativa do deputado estadual Roberto Cidade (UB), que estabelece diretrizes para a implementação do incentivo à Compostagem de Resíduos Orgânicos tem o intuito de contribuir com essa problemática, uma vez que incentiva o reaproveitamento de resíduos orgânicos em projetos de reflorestamento e jardinagem de prédios públicos.

Cada pessoa produz, em média, 343 quilos de lixo por ano. Imagina o quanto isso impacta no meio ambiente? Nossa iniciativa, que foi aprovada em plenário e agora aguarda sanção governamental, tem o objetivo de ser mais um instrumento para que tenhamos novas formas de lidar com esses resíduos que podem, e devem, ser reutilizados. Isso é bom ecológica e economicamente. É importante que possamos fomentar essas iniciativas, apoiar e difundir os benefícios que proporcionam o aproveitamento de matéria orgânica para o fortalecimento da agricultura familiar e a ampliação das hortas comunitárias e escolares”, disse.

A medida visa incentivar a utilização de resíduos orgânicos provenientes do processamento de alimentos nas unidades escolares, hospitais, presídios, restaurantes populares, restaurantes universitários e centros de abastecimento de alimentos “in natura”, a fim de destinar o composto orgânico resultante a projetos de agricultura familiar, hortas comunitárias, hortos de mudas a serem destinados a parques públicos, projetos de reflorestamento e jardinagem de prédios públicos.

O programa estadual fortalece os preceitos da Lei Federal nº 12.305, de 02 de Agosto de 2010, que institui a Política Estadual de Resíduos Sólidos e prevê a destinação correta de resíduos recicláveis, retornáveis e reutilizáveis de modo a diminuir gradativamente o volume destinado a aterros sanitários, priorizando a Educação Ambiental e as parcerias entre os entes da Federação e/ou particulares.

Em nível estadual, a escolas que dispuserem de terrenos que possam ser aproveitados para os fins estabelecidos no Projeto de Lei (PL) nº 22/2023, apresentado por Cidade e aprovado pela Aleam, poderão recorrer à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) para aportes financeiros. O programa poderá contar com a colaboração de empresas, entidades civis sem fins lucrativos e órgãos públicos diversos.

Estudos apontam que 51% dos resíduos de material orgânico no Brasil, são depositados em lixões e aterros. Entretanto, no Estado do Amazonas essa média chega a 65%, o que nos estimula a procurar alternativas sustentáveis e ecologicamente corretas para este tipo de resíduo gerado diariamente.

Iniciativa de Roberto Cidade fortalece política nacional de reaproveitamento de resíduos orgânicos – Imagem: Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações