Amazonas
Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas realiza operação de fiscalização nos diversos flutuantes do Tarumã-Açu

Publicado
4 anos atrásem

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou, nesta sexta-feira (06/08), mais uma etapa da operação de fiscalização na região da Bacia do rio Tarumã-Açu, zona oeste de Manaus. A ação, idealizada pela Gerência de Recursos Hídricos (GERH) do Ipaam, teve o objetivo de fiscalizar as estruturas flutuantes locais para averiguação de regularização no tocante à outorga de utilização e lançamento de efluentes aos corpos hídricos dos arredores.
A equipe formada deu continuidade à atividade iniciada na semana passada pelo órgão. No total, dez flutuantes foram visitados pelo grupo técnico do Ipaam, tendo quatro deles sido notificados por uso indevido dos recursos hídricos e lançamentos de efluentes.
De acordo com o analista ambiental e responsável pela ação, Edivaldo Ferreira, as estratégias da operação estão garantindo bons resultados, tendo em vista que as equipes de fiscalização também avaliam os efeitos da atividade humana a cada fim de semana.
“As fiscalizações irão continuar, e para isso estamos estabelecendo novas metas, inclusive junto de outras gerências do Ipaam. Vamos nos reunir para a definição das próximas ações, com o objetivo de unificar as competências para um mesmo propósito, que é a proteção do nosso Tarumã”, afirmou Edivaldo.
A ideia é intensificar ações de fiscalização e orientação, principalmente agora com o início do verão amazônico e a vazante do rio Negro, quando há um aumento no número de banhistas no local.
Visitas recorrentes – No último sábado (31/07), a região do Tarumã já havia sido visitada pela equipe da GERH do Ipaam. Os profissionais do Instituto promoveram uma ação de educação ambiental, buscando sensibilizar os proprietários e frequentadores dos balneários flutuantes para a importância da regularização e do envolvimento popular no cuidado desses locais, bem como do reflexo na saúde da comunidade.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Você Poderá Gostar
Wilson Lima lança programa de escolas cívico-militares em seis unidades da rede estadual
Governo do Amazonas entrega 116 documentos rurais a agricultores de Barcelos
Governador Wilson Lima apresenta avanços e pede apoio ao ministro da Saúde para ampliar ações no Amazonas
Bombeiro Mirim de 9 anos salva irmã de um ano de engasgamento em Manaus
Festival de Parintins 2025 é lançado e deve atrair 120 mil turistas para o Amazonas
Governo entrega equipamentos para 25 academias de jiu-jitsu em Manaus e fortalece esporte