Publicado
2 anos atrásno
Na última terça-feira (21), começaram a pipocar nas redes sociais flagrantes de capivaras passeando no Passeio do Mindu, área urbana localizada no bairro Parque Dez, zona centro sul. Os flagrantes foram compartilhados nas redes sociais e mostra uma capivara adulta e um filhote interagindo com o ambiente.
Nas fotos, é possível ver as capivaras perto do Igarapé do Mindu e da passagem de pedestres. Os animais, provavelmente mãe e filho, estavam se alimentando da vegetação.
De acordo com o biólogo contactado pelo G1AM, Ronis Silveira, que é professor na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), informou que as capivaras andam em grupo. Segundo ele, é comum ver o mamífero em áreas urbanas.
“Essa espécie é bastante resiliente e ela costuma ser muito comum em áreas urbanas. Em Manaus, a gente sabe que ocorre em alguns igarapés da cidade que têm grupos familiares de capivaras. Nessa área do Mindu, eu nunca tive conhecimento da ocorrência, mas como os igarapés se interligam, elas podem ir para todo lugar”, disse o biólogo.
De acordo com o biólogo, com a remoção da vegetação nas áreas urbanas, a presença desses animais fica mais frequente em trechos da cidade.
Os moradores das proximidades do Passeio do Mindu relataram que não é a primeira vez que capivaras são vistas na região.
A principal recomendação para os moradores e motoristas que passam pelo local é não mexer com os animais. Os condutores também devem reduzir a velocidade ao passar pela região.
Órgãos ambientais não fazem o resgate de capivaras. Os animais recebem cuidados apenas se estiverem feridos.
“Não tem como remover esse animais, porque eles estão no ambiente deles. A única saída é a coexistência e chamar a atenção dos motoristas de que os animais estão por ali. Então não há muito o que fazer além disso”, declarou Ronis.
O Analista Ambiental da Gerência de Fauna do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Marcelo Garcia, confirmou à Rede Amazônica que faz o resgate de capivaras se elas estiverem com ferimentos. O levantamento de animais de vida livre, como as capivaras, é do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
“São animais de vida livre e estão em seu ambiente natural. Animal de vida livre é atribuição do Ibama. No entanto, efetuamos resgates, quando adequado”, disse o analista ambiental.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus
Tudo no capricho : Cenários da 2ª etapa do parque Amazonino Mendes ganham animais gigantes construídos pela prefeitura !
Vídeo: Inconformado em ser vice, técnico de time de futebol de Maués quebra o troféu de 2º lugar durante premiação
Confira o mapa brasileiro da distribuição da produção de açaí no Brasil em toneladas
Mirage Park promove doação de brinquedos em troca de passaporte grátis hoje (19/12)