Em reedição da final de wrestling, o estudante Victor de Lima Braga, 14, da Escola Estadual Osmar Pedrosa, conquistou novamente o ouro nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), desta vez na luta greco-romana. Ele venceu o representante de Santa Catarina, na noite de domingo (31/10), no Parque Olímpico, na cidade do Rio de Janeiro.
Com apoio do Governo do Estado, em parceria com a Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade), 217 alunos da rede estadual participam da competição, que segue até o dia 5 de novembro. O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).
Nesta segunda-feira (1°/11), Victor terá a oportunidade de ganhar a sua terceira medalha, em luta estilo livre. O estudante falou sobre a sensação de enfrentar o mesmo atleta em menos de 24h, em mais uma final. “Eu já esperava que fosse enfrentá-lo. Ele é muito bom”, elogiou o amazonense.
Para conquistar o segundo ouro, o atleta precisou vencer outras três lutas, sendo uma delas de WO. “Realmente foi um dia de muita luta [risos]. É uma sensação de alívio por tudo que passei e sacrifiquei para chegar até aqui”, destacou Victor.
Treinador do bicampeão, Marlon Júnior, exaltou a jovem promessa da luta amazonense. “Ele está fazendo algo histórico, ainda mais na greco-romana, que não temos ‘nome’ no Amazonas. O Victor merece demais pelo guerreiro que foi e, ano que vem, é bom a galera se preparar, porque esse menino vem ‘quente’”, avisou Marlon.
Sobre os JEB’S – Realizado pela CBDE, os Jogos Escolares Brasileiros têm como objetivo promover a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos, por meio da participação dos estudantes atletas brasileiros em atividades desportivas. Eles não aconteciam há 17 anos.
FOTO: Gabriel Machado/Seduc-AM
Do total de 17 modalidades oficiais, nove são seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília, em dezembro deste ano: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez