Jovem tem lesão na retina após olhar para o eclipse solar sem proteção, afirma oftalmologista - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, domingo, 17 de novembro de 2024

Brasil

Jovem tem lesão na retina após olhar para o eclipse solar sem proteção, afirma oftalmologista

Publicado

no

Um jovem de 22 anos do Rio Grande do Norte, procurou um oftalmologista relatando estar com uma mancha na vista após olhar diretamente para o eclipse. Mesmo após todas as recomendações de especialistas sobre os cuidados necessários para observar o eclipse solar anular, no último sábado (14/10), algumas pessoas ainda se arriscaram olhar para o fenômeno sem proteção.

“A história era clássica. Logo depois de ter visto o eclipse, ela informou que não estava usando proteção e depois permaneceu com uma mancha na visão central de um dos olhos. Após uma avaliação, ela foi encaminhada para mim para fazer exames complementares. E aí vimos que teve, realmente, uma lesão bem central na retina dela”, explicou a oftalmologista Fernanda Pinheiro.

A médica informou que, em alguns casos, é possível recuperar a visão, total ou parcialmente. No entanto, essa recuperação é lenta. “Em alguns casos pode recuperar total ou parcialmente, mas é uma recuperação lenta que pode demorar de seis meses a 1 ano. Alguns pacientes, inclusive, podem ficar com sequela, então isso é bem variável, depende do tempo de exposição, depende da recuperação de cada paciente”, informou.

Sintomas

“É importante essas pessoas procurarem um oftalmologista para fazer uma avaliação. Normalmente a retinopatia solar vai dar mais sintomas visuais, então não é esperado que haja olho vermelho ou irritação. Mas se tem alguma alteração visual, ou de mancha, ou de borramento, embaçamento, é importante procurar um especialista”, alertou dra Fernanda Pinheiro.

Proteção adequada

A cidade de Natal foi a melhor capital do Brasil para se observar o eclipse solar anular do último sábado. O fato fez com que muitos potiguares ficassem ansiosos para ver o fenômeno. No entanto, especialistas fizeram vários alertas para que os curiosos não olhassem diretamente para o Sol sem uma proteção adequada. O recomendado era utilizar o filtro soldador nº 14.

Saiba como identificar danos na visão após a observação do eclipse sem proteção

Os danos podem ser mais leves, como a ceratite, que são arranhões na parte mais superficial do olho devido ao ressecamento ocular intenso de ficar olhando diretamente para o eclipse.

Além disso, é possível desenvolver uma lesão direta pela radiação ultravioleta pelo sol. Mas, esse quadro se manifesta logo após a exposição. E a pessoa pode ter os seguintes sintomas:

  • Olhos vermelhos
  • Lacrimejamento
  • Sensação de areia nos olhos
  • Até um leve embaçamento visual

Imagem: Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações