Karla Sofía Gascón, de Emilia Pérez, foi afastada de campanha do filme Emilia Pérez ao Oscar 2025, a decisão da Netflix veio após as polêmicas envolvendo a atriz espanhola.
De acordo com algumas das principais revistas americanas que cobrem cultura e as campanhas, “The Hollywood Reporter”, membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas estão com dificuldade em votar no título da Netflix por conta das controvérsias, o que pode favorecer o longa brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional.
No sábado (01), Karla Sofia chegou a se desculpar após polêmica por posts de teor racista e xenofóbico feitos por ela entre 2020 e 2021 no X ( antigo Twitter).
Imagem: Divulgação
De acordo com a publicação, entre os eventos programados na agenda de Sofía, no domingo (09) ela receberia uma homenagem no Virtuosos Award em festival de Santa Barbara, nos EUA, junto com Fernanda Torres. Mas, devido às críticas recentes sobre seus comentários no X e entrevistas concedidas sem consulta ou coordenação com a Netflix – que possui os direitos de distribuição de Emilia Pérez nos EUA, Canadá e Reino Unido – a “The Hollywood Reporter” apurou que a atriz não comparecerá aos eventos em Los Angeles.
Porém, Karla Gascón ainda pode comparecer ao Goya 2025, a versão espanhola do Oscar, que acontecerá no sábado (08/2). Ainda de acordo com a revista, alguns de seus comportamentos não são vistos como problemáticos na Europa como em outros países da América.
A atriz já foi retirada das campanhas de e-mails e anúncios publicitários promovendo o filme para as premiações. Em alguns outdoors, que ainda apresentam imagens de Gascón, em breve devem ter outros membros do elenco em destaque.
“Como resultado de seu comportamento, suas chances de ganhar o Oscar de melhor atriz, que eram mistas para começar, foram extintas, e é possível que o mesmo possa ser dito sobre seu futuro no ramo”, opinou o editor executivo de cobertura de premiações do The Hollywood Repórter, periódico que há mais de cem anos cobre a indústria do entretenimento americana.
“E ela também prejudicou severamente as perspectivas de Oscar de seu filme — que era indiscutivelmente o favorito para o Oscar de melhor filme, tendo recebido 13 indicações, apenas uma abaixo do recorde de todos os tempos — e, o mais injusto de tudo, as perspectivas de seus colegas que também foram indicados para o filme, incluindo [Zoe] Saldaña, que tem sido a favorita para melhor atriz coadjuvante por meses”, acrescentou.
“Com base em minhas conversas nos últimos dias com membros da Academia, muitos terão dificuldade em votar em Emilia Pérez em qualquer categoria, dado que a própria Emilia Pérez se tornou tóxica.