Publicado
3 anos atrásno
Por
Jussara Melo
A Lei n° 5.533, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), tem impedido que a concessionária de energia elétrica substitua, sem aviso prévio, os equipamentos medidores de energia. A Lei tem subsidiado a atuação do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM).
Lei de Roberto Cidade tem impedido troca de medidores de energia elétrica sem aviso – Imagem: Divulgação
“A troca de medidores de energia elétrica se transformou em um verdadeiro imbróglio, mas felizmente, a lei de nossa autoria tem colocado ordem na atuação da concessionária e resguardado a população quando da substituição do equipamento de forma abrupta. O mínimo que se pede, que se quer, é que haja uma comunicação prévia para que o consumidor tenha ciência sobre algo que vai impactar diretamente na sua vida”, reforçou o parlamentar.
Conforme a Lei n° 5.533, a instalação de novos medidores de energia elétrica deve ocorrer com dia e hora marcada pela concessionária Amazonas Energia, mas além da data e horário, o consumidor deve ser informado sobre o motivo da troca e os números das leituras dos medidores, tanto do medidor retirado quanto do instalado.
“A informação ao consumidor quanto à troca de medidores deve ocorrer até três dias antes da realização do serviço e a concessionária também deve informar o consumidor sobre a vistoria técnica nos medidores com pelo menos dois dias de antecedência. Essas medidas estão bem claras na Lei”, afirmou.
Procon-AM
Para o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, a Casa Legislativa tem sido uma grande amiga do consumidor e facilitado o trabalho do órgão no Amazonas.
“A lei de autoria do presidente Roberto Cidade é um mecanismo de transparência e, sobretudo, de garantia de direitos inseridos no Código de Defesa do Consumidor, como o direito à informação. O consumidor deve ser previamente avisado e ter conhecimento dos motivos, a mera deliberalidade da empresa não é suficiente para que a troca seja efetuada. A lei existe e deve ser cumprida. A Casa Legislativa tem sido uma grande amiga do consumidor e facilitado e muito o trabalho do Procon/AM. Juntos somos mais fortes”, afirmou.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Procuradoras Legais: Iniciativa da Aleam fortalece rede de proteção às mulheres em Manaus
Roberto Cidade é pré-candidato à Prefeitura de Manaus, afirma o presidente nacional do União Brasil, em Brasília
Alerta em Manaus: Presidente Roberto Cidade propõe ações contra erosões na capital amazonense
Roberto Cidade é empossado presidente do União Brasil em evento histórico em Manaus
Presidente Roberto Cidade defende proposta que prevê aumento no número vagas para deputados federais do Amazonas
PL de Roberto Cidade estabelece obrigatoriedade de acompanhante às mulheres durante consultas médicas e exames