Publicado
1 ano atrásno
Existem algumas variações da lenda da Matinta Perera, então a versão que vou contar aqui, é a versão Amazonense dessa lenda.
A lenda da Matinta Perera fala sobre uma mulher idosa, com aspecto assustador, ar de feiticeira, de bruxa. Ela se veste com um vestido preto com capuz que cobre todo o seu rosto, deixando apenas os olhos à mostra.
Essa aparência misteriosa e sombria faz com que as pessoas sintam medo e evitem cruzar seu caminho durante a noite.
Geralmente a Matinta Perera está acompanhada de um pássaro.
Conta a lenda, que à noite, um assobio ou grito estridente perturba o sono das pessoas e assusta as crianças, e esse barulho ensurdecedor e assustador é sinal da presença da Matinta Perera. Algumas pessoas atribuem ao pássaro o assobio, outros, têm certeza que é a própria Matinta Perera que faz o barulho pertubador.
Durante a escuridão da noite sem lua, a Matinta Perera sai à procura de fumo nas casas das pessoas.
A lenda diz que quando a Matinta Pereira bate à porta de uma casa, ela pede fumo, mas não qualquer tipo de fumo, apenas o “fumo de corda”. E se ela bater a sua porta, você deve prometer dar à ela tabaco ou fumo e convidá-la para vir à sua casa pela manhã para tomar café.
No caso em que os pedidos da Matinta Perera são ignorados, ela amaldiçoa a família com uma forte bruxaria, trazendo muita desgraça para aquela família. Acredita-se que ela possua poderes sobrenaturais e que seus feitiços possam causar dores ou doenças nas pessoas. E por isso mesmo, muitas pessoas preferem ceder ao seu pedido para evitar problemas maiores.
No dia seguinte, a primeira pessoa que chegar pedindo café ou fumo é a Matinta Pereira. Nesse caso é melhor dar o que você prometeu e mais alguma coisa para ela comer. Se ela se sentir satisfeita, ela irá embora sem causar mal agum, agora se ela ficar insatisfeita, ela tentará entrar na sua casa.
Lembra que eu falei que ela possui poderes sobrenaturais? Pois é, ela dentre tantas outras coisas, tem a capacidade de se transformar em uma ave para realizar suas atividades noturnas. Normalmente ela é associada a corujas ou mochos.
Dizem que Matinta Perera é uma maldição, e que quando ela está prestes a morrer, ela pergunta: “Quem quer? Quem quer?” Se alguém responder “eu quero”, pensando em se tratar de alguma herança de dinheiro, cheques ou jóias sauditas, recebe na verdade a sina de “virar” Matinta Perera.
Como todo lenda amazônica, há os que dizem que já tiveram a infeliz experiência de se deparar com a visagem dentro do mato. A maioria a descreve como uma mulher velha com os cabelos completamente despenteados e que tem o corpo suspenso, flutuando no ar com os braços erguidos. Ao ver uma Matinta, dizem os experientes, não se consegue mover um músculo sequer. A pessoa fica tão assustada que fica completamente imóvel! Paralisada de pavor!
Então, pessoal… Essa é a lenda amazônica da Matinta Perera.
E os nomes mais comuns que vocês podem encontrar são : Matinta Pereira, Matinta Perêra, Matinta Perera, Mati-Taperê, Mat-taperê, Matim-Taperê, Titinta-Pereira.
Confira o vídeo abaixo sobre a Lenda da Matinta Perera!
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Conheça a Lenda do Tamba-tajá : A Planta do Amor Eterno da Amazônia!
Lenda Amazônica: Isabelle Nogueira brilha em baile com fantasia de Matinta Perera e vence votação popular
Conheça os principais deuses da mitologia indígena brasileira
Confira 6 lendas brasileiras pouco conhecidas!
A Lenda da Iara: A sereia dos rios amazônicos!
A Lenda do Saci Pererê – O pequeno ser travesso!