Polícia
Livro religioso, ciúme e inveja, confira detalhes do crime que vitimou Aline em Manacapuru

As Polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM) do Amazonas apresentaram, nesta segunda-feira (29/09), a primeira fase da Operação I João 3:12, que resultou na prisão de um homem de 47 anos, apontado como um dos executores do homicídio de Aline Thayane de Oliveira Azevedo, 24 anos. O crime, que chocou o município de Manacapuru, ocorreu na quinta-feira (25/09) na frente da filha da vítima, de apenas 7 anos. O suspeito foi preso cerca de três horas após o assassinato.
Como o crime aconteceu
De acordo com o delegado John Castilho, da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru, as investigações apontam que os mandantes do crime foram a própria irmã da vítima, Gabriela Alves Braga, 22 anos, e o cunhado dela, Raimundo Nonato Lopes Freire, 24 anos. A motivação seria o ciúme: Gabriela desconfiava que Aline estaria mantendo um relacionamento extraconjugal com seu companheiro.
Para executar o plano, Gabriela contratou o suspeito preso e Carlos José da Silva Barbosa, 22 anos, que teria sido o responsável por atirar contra Aline. Segundo a polícia, o homem preso ofereceu apoio logístico a Carlos José, conduzindo e disponibilizando o carro usado no crime.
O plano e a emboscada
O delegado explicou que Gabriela pagou R$ 2,5 mil ao condutor do carro, enquanto Carlos José teve suas dívidas ligadas ao tráfico de drogas “perdoadas” por Gabriela, já que há fortes suspeitas de que o casal esteja envolvido com o tráfico em Manacapuru.
No dia do crime, os dois suspeitos esperaram Aline sair de casa para levar a filha à escola. Eles ficaram dentro de um Fiat Siena, disfarçando-se ao ler o livro “10 Requisitos Necessários para Alguém ir ao Céu”. Quando avistaram a vítima, Carlos José desceu do carro, atirou nela e fugiu com o comparsa para Manaus.

Imagem: Divulgação
Prisão do suspeito em Manaus
Com o avanço das investigações, a PC-AM identificou o veículo usado no homicídio. Em parceria com a Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), a Polícia Militar localizou o carro no bairro Coroado, zona leste de Manaus. No interior do veículo estava o homem apontado como proprietário e condutor do automóvel. Ele foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante por homicídio qualificado e associação criminosa.
A Justiça já converteu a prisão em preventiva, e ele segue à disposição do Poder Judiciário.
Suspeitos foragidos
A irmã e o cunhado da vítima, bem como Carlos José, estão com mandados de prisão preventiva expedidos. A PC-AM pede que informações sobre os paradeiros sejam repassadas pelos números:
(92) 99517-0201 (disque-denúncia da DIP Manacapuru)
197 e (92) 3667-7575 (PC-AM)
181 (Secretaria de Segurança Pública do Amazonas – SSP-AM)