E nesta quarta-feira (23) começa o projeto Lugares Que o Dia Não Me Deixa Ver , edição 2023. O projeto idealizado pelo Casarão de Ideias iniciará a partir das 18 horas a iluminação do prédio abandonado na esquina da rua Leonardo Malcher com a avenida Getúlio Vargas. A iluminação ficará até às 22h, despertando a atenção de quem passa por essa que é uma das principais avenidas de Manaus.
De acordo com o idealizador do projeto, o diretor-presidente do Casarão de Ideias, João Fernandes, “Lugares Que o Dia Não Me Deixa Ver” tem por objetivo “Pensar o patrimônio e sua ressignificação para nossos dias . Pensar nossos centro e toda as possibilidades de ocupação através da arte. Hoje retornaremos com o nosso projeto. E essa edificação vai se encher de luz para que possamos ver a cidade e tudo que o nosso dia-a-dia não nos permite perceber”, comentou.
Lugares Que o Dia Não Me Deixa Ver 2023, do Casarão de Ideias, começa hoje (23)
Esse casarão que será alvo da intervenção artística de hoje, está abandonado há mais de 40 anos. Hoje trata-se de uma imponente carcaça prestes a desabar e completamente vedada, mostrando para toda a sociedade a ação do tempo nos imóveis abandonados. Mas claro que nem sempre foi assim….
Lugares Que o Dia Não Me Deixa Ver 2023, do Casarão de Ideias, começa hoje (23) Foto : Evaldo Ferreira
Algumas pessoas afirmam que ele pertence à uma família de origem portuguesa. De acordo com o pesquisador Ed Lincon Barros Silva, no térreo funcionava um comércio, e na parte de cima a residência. Os herdeiros nunca chegaram a um acordo sobre o que fazer com a construção. Por enquanto, nenhum sinal de restauro. Por outro lado, a vegetação se renova periodicamente.
Abaixo uma foto do historiador na época que o imóvel ainda possuía algum sinal de vida, ou pelo menos, ainda não estava completamente abandonado.
Lugares Que o Dia Não Me Deixa Ver 2023, do Casarão de Ideias, começa hoje (23) / Foto : Ed Lincon Barros Silva (@ed.lincon1969)