Publicado
3 anos atrásno
Por: Secretaria Municipal de Comunicação
conteúdo de responsabilidade do anunciante
Quando pensamos em pessoas que salvam vidas, logo lembramos de médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde, além de bombeiros e demais socorristas. São profissionais que exercem na essência e por ofício o auxílio em momentos difíceis, evitando – quando possível – a morte e nos trazendo conforto e esperança em momentos cruciais. Mas, é importante considerarmos que ‘não colocar alguém em risco’ também é uma forma de salvar. Sendo assim, todos nós podemos salvar uma ou mais vidas.
Ao sair de casa, todos nós temos que nos proteger e com isso, estamos salvando vidas. A sua, a minha e a de todos. Por isso, ao transitar, é importante ter responsabilidade e cuidado. Essa é, inclusive, a premissa do movimento Maio Amarelo: o engajamento e a união de todos em prol da redução das mortes no trânsito.
O volume de óbitos nas vias é alto e preocupa.
Somente no primeiro trimestre de 2022 foram registrados 14.976 acidentes nas rodovias federais do Brasil, resultando em 17.115 pessoas feridas e 1.283 mortes, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal. Outro dado alarmante informa que o nosso país ocupa o quinto lugar no ranking mundial de vítimas de trânsito, com cerca de 22 mortes por 100 mil habitantes. E deste total, mais de um terço envolve motociclistas, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). São informações reais, de um cenário que pede o engajamento de todos na busca de mudanças.
Realizado em todo o planeta, o Maio Amarelo tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, ressaltando a importância da união de todos os setores e segmentos da sociedade para discutir o tema e propagar o conhecimento para a segurança no trânsito, com o objetivo de salvar vidas. Estão no foco todas as esferas governamentais, empresas, entidades de classe, associações e a sociedade civil organizada.
Manaus se mobiliza nesta causa e vem trabalhando em suas ações o mote “Juntos salvamos vidas”, contando com campanha publicitária, de mobilização, educativa e de orientação. As ações acontecem nas vias e em órgãos públicos e empresas privadas ligadas ao trânsito.
O trabalho envolve orientações sobre o uso de capacetes e outros equipamentos de segurança, travessia na faixa para pedestres e o respeito entre todos os que compõem o trânsito.
Por isso, fique atento por você e pelos outros. Se vacilar, vai para o saco.
Se beber e dirigir, a saideira é no cemitério.
Prefeitura de Manaus.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
ManausCult acompanha aplicação de recursos em oficinas de arte e cultura
Prefeitura de Manaus entrega 25º complexo esportivo com reforma da quadra Marcolino Lopes
Campanha antirrábica avança com 46 postos fixos na capital
Prefeitura anuncia reforma da praça no bairro Jorge Teixeira para março
Educação financeira e direitos do consumidor são temas da primeira ação do ‘Procon Manaus nas Escolas’ em 2025
Prefeitura de Manaus realiza ação educativa sobre prevenção da gravidez na adolescência em escola da zona Norte