Publicado
1 mês atrásno
Por
Juliana Aguirre
Até as 14h desta segunda-feira, 13/1, foram realizadas 43.063 transferências nas unidades de ensino da Prefeitura de Manaus, das redes públicas do Estado e de Iranduba. Desse total, 84,05% das solicitações foram feitas pela internet, por meio do site matriculas.am.gov.br. O período de transferência segue até terça-feira, 14, às 23h59.
Fotos – Arquivo / Semcom e Semed
De acordo com dados fornecidos pela empresa Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam), do total de transferências, 24.085 foram solicitadas para a rede estadual de ensino e 18.582 para as escolas municipais de Manaus. Também foram reservadas 396 vagas para escolas municipais de Iranduba.
A gerente de matrícula da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Darlene Liberato, alerta aos pais e responsáveis para que a solicitação de transferência seja realizada dentro do prazo estipulado.
“Gostaria de pedir a atenção de todos para um ponto de extrema importância. É fundamental que todos fiquem atentos aos prazos e procedimentos para garantir a correta alocação das vagas e assegurar que todos os alunos sejam devidamente matriculados“, orientou Liberato.
Durante a madrugada, a Prodam identificou uma instabilidade no sistema de autenticação de usuários do portal matrículas.am.gov.br. Para garantir a integridade e a lisura do procedimento, a Prodam optou pela suspensão temporária do sistema até que o problema fosse solucionado.
O serviço de transferência de alunos é voltado para estudantes que já constam com matrícula confirmada na rede estadual de ensino em 2025, e por algum motivo desejam trocar de instituição de ensino. O site disponibilizado para a realização dos procedimentos de matrícula é o https://matriculas.am.gov.br/pt-br.
“O único critério para que essa transferência seja efetivada é a existência de vaga disponível na unidade educacional para onde o aluno deseja estudar”, destacou a gerente de Matrículas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, (Seduc), Irlanda Araújo.
Os documentos necessários para transferência de alunos da rede são: Comprovante de escolaridade original; Guia de transferência; Histórico Escolar; Declaração de transferência (com validade de 30 dias); Certidão de nascimento (original e cópia); CPF e RG (original e cópia) do aluno do ensino médio; Cartão de vacinação (cópia); Duas fotos 3X4 recentes do aluno; Documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula, do aluno menor de idade.
A programação do Calendário de Matrículas de 2025 pode ser acompanhada pelo site matriculas.am.gov.br. O período para solicitar transferência finaliza nesta terça-feira, e o processo de matrícula para novos alunos acontece de 15 a 17 de janeiro.
A partir do dia 20 de janeiro, pais e alunos que perderam qualquer um dos prazos, poderão recorrer ao atendimento tanto no site, quanto presencialmente nas escolas.
Na Semed, as dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail gmatricula@semed.manaus.am.gov.br. A Seduc disponibiliza, em caso de dúvidas, os seguintes canais de comunicação: Telefone: 0800 092 5050; WhatsApp: 800 092 5050 e o e-mail: seduc.atende@educacao.am.gov.br.
ManausCult acompanha aplicação de recursos em oficinas de arte e cultura
Prefeitura de Manaus entrega 25º complexo esportivo com reforma da quadra Marcolino Lopes
Campanha antirrábica avança com 46 postos fixos na capital
Prefeitura anuncia reforma da praça no bairro Jorge Teixeira para março
Educação financeira e direitos do consumidor são temas da primeira ação do ‘Procon Manaus nas Escolas’ em 2025
Prefeitura de Manaus realiza ação educativa sobre prevenção da gravidez na adolescência em escola da zona Norte