Publicado
3 anos atrásno
Estudantes da Escola Estadual Tiradentes, localizada no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, foram aprovados na 1ª fase do curso “Como iniciar um pequeno negócio”, ministrado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A parceria com a Secretaria de Educação beneficiou 859 alunos da rede pública da capital, que foram capacitados e certificados.
O curso faz parte do projeto Educação Empreendedora, um dos 13 projetos prioritários do programa Educa+Amazonas, do Governo do Amazonas, que foi implementado na rede estadual de ensino com o objetivo de preparar os estudantes para a realidade e os desafios do mercado de trabalho.
Na escola Tiradentes, foram aprovados todos os 14 estudantes participantes. As aulas foram ministradas presencialmente, em uma semana, no contraturno do ensino regular. A carga horária é de 26 horas, com a certificação ao final.
O estudante Hector James Batista, de 16 anos, disse estar feliz com o curso. Ele conta que, além de poder ter essa oportunidade na escola, aprender com seus colegas e poder implementar isso no futuro é gratificante.
“Com o projeto eu pude ter noção de como é organizar, planejar e criar uma empresa do zero, e assim eu pude ter uma base de como iniciar o meu sonho, que é ter um empreendimento só meu. Além disso, foi muito legal poder interagir com meus colegas, criar uma ideia e aprender com isso foi incrível”, comenta Hector.
A aluna Joia Mara Gonçalves, da 3º série do Ensino Médio, reitera que com o curso poderá usar o empreendedorismo na sua futura profissão de esteticista.
“Pretendo fazer o curso de estética na faculdade, então com o projeto eu pude aprender a como chamar os clientes, como criar uma clínica de estética, uma empresa, e organizar seu marketing, funcionários, entre outras coisas”, diz Joia.
Segunda fase – Na próxima fase, os alunos da rede irão submeter seus projetos aprovados para aplicar e realizar uma apresentação na Feira do Empreendedorismo Estudantil do Amazonas, que ocorrerá ao fim do curso.
Jorge Elias Lujan, de 17 anos, diz estar empolgado com o curso, com tudo que aprendeu, e já pensa no que poderá realizar com o projeto. Ele reforça que está se preparando para a próxima etapa estudando os conteúdos e como aplicá-los.
“Para mim foi uma experiência muito boa, criar e planejar uma empresa foi muito divertido e legal. Eu criei uma empresa de eletrodomésticos com meus colegas, então espero poder continuar o projeto e aplicar na minha vida, na feira”, comenta Lujan.
Educação Empreendedora – O Educação Empreendedora é um projeto desenhado para alunos do Ensino Médio, em alinhamento aos pressupostos do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para que possam desenvolver habilidades e competências para pensar negócios e desenvolvê-los sob o prisma das ciências que norteiam as iniciativas empreendedoras.
Além da leitura de mercado, os estudantes estarão preparados para identificar oportunidades e criar planos de negócios, que serão apresentados na Feira do Empreendedorismo Estudantil do Amazonas. Essa iniciativa cria um ambiente adequado ao desenvolvimento de startups e fomento de novos negócios.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
RecuperaFone: Governo do Amazonas recupera 500 celulares roubados ou furtados em um mês
CADA lidera debates sobre Inovação Sustentável no Criptorama 2024 em São Paulo
Feirão do Amazonas Meu Lar: Subsídio e financiamento para realizar o sonho da casa própria
Segurança redobrada: Governo do Amazonas lança operação natal mais seguro para festas de fim de ano
Em Brasília, Tadeu de Souza pede reforço federal para combater crime na fronteira do Amazonas
Wilson Lima decreta ponto facultativo no Estado em 25 e 28 de outubro; serviços essenciais continuam