E o Boi bumbá Caprichoso foi o grande campeão do 57º Festival Folclórico de Parintins. Como essa é a terceira vez consecutiva, o Caprichoso tornou-se tricampeão. Com o primeiro lugar do pódio, o Boi Caprichoso conquistou seu 26º título na história. Enquanto isso, o Boi Garantido, sem vitórias desde 2019, almejava o seu 33º título.
A apuração ocorreu, na tarde desta segunda-feira (1), no Centro Cultural de Parintins, Bumbódromo, palco do embate entre os bumbás. Conforme a soma das notas dos jurados, o Caprichoso venceu a primeira noite de apresentações. Na segunda noite os dois bois empataram e por isso a decisão ficou para a terceira noite que confirmou a vitória do Caprichoso.
Durante os três dias da edição de 2024 do festival, o Caprichoso se apresentou com o tema geral “Cultura: o Triunfo do Povo”. O boi azul e branco abriu as duas primeiras noites de disputas e se apresentou depois do Garantido na noite de domingo (30).
O Boi Caprichoso trouxe apresentações luxuosas para as três noites do Festival de Parintins. Destaque para as alegorias “Dama da Noite”, com 24 metros de altura, de onde saiu a cunhã-poranga Marciele Albuquerque na primeira noite do Festival, e “Mística Marubo”, que retratava a transformação de Vimi Peya, xamã Marubo, em falange de jacaré. Além da grandiosidade da alegoria, ela impressionou o público presente no Bumbódromo por conter jatos de água que transformaram a arena em um lago de jacarés.
As apresentações do Caprichoso no Festival também contaram com homenagens a Dom e Bruno – ativistas mortos por grileiros no Amazonas. Na segunda noite, Beto Marubo, amigo de Bruno, discursou na arena.
Málúù Dúdú Tricampeão! Boi Caprichoso vence o Festival de Parintins 2024 / Foto : Divulgação