Manaus amanhece novamente coberta por fumaça em boa parte e o ar está considerado "perigoso"! - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quinta, 21 de novembro de 2024

Manaus

Manaus amanhece novamente coberta por fumaça em boa parte e o ar está considerado “perigoso”!

Publicado

no

Antes e Depois do mesmo local / Foto : Divulgação Twitter

Na manhã desta terça-feira (11), Manaus amanheceu tomada por fumaça pra todo lado. A fumaça de queimada é tanta, que Manaus já é considerada o segundo pior lugar do mundo para se respirar neste momento, atrás somente do condado de Siskiyou, localizado na Califórnia, Estados Unidos. A região alcança o nível alarmante de 748 ug/m3.

A qualidade do ar foi classificada como “hazardous”, ou seja, “perigosa” de acordo o painel de monitoramento de qualidade internacional World’s Air Polution, que reúne dados de se sensores ao redor do mundo – incluindo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva).

A média do índice de poluição de Manaus é de 459 ug/m3. O índice ultrapassa os níveis de poluçião de Istanbul, na Turquia com 403 ug/m3; e do Distrito Sedibeng, na África do Sul com 348 ug/m3.

Abaixo é possível ver um antes e o depois do Parque Rio Negro, para se ter ideia de um comparativo visual. A imagem está circulando nas redes sociais.

Antes e Depois do mesmo local / Foto : Divulgação Twitter

Antes e Depois do mesmo local / Foto : Divulgação Twitter

De acordo com a Prefeitura de Manaus, eles estão trabalhando incessantemente para identificar as causas da forte fumaça nesta terça e quarta-feira, recomendamos que deixem as janelas fechadas; evitem contato direto com a fumaça; utilizem purificador de ar para manter esses ambientes umidificados, com o uso de umidificadores, ventiladores, bacias com água, toalhas e panos molhados, e manter o consumo de água.

 

Monitoramento local

O nível de poluição do ar em quase todas as zonas da capital ultrapassa os 200 MP2,5 (ug/m3). Ou seja, uma péssima qualidade para se respirar.

Os pontos mais críticos estão localizados nas proximidades dos bairros Compensa, Aparecida, Colônia Oliveira Machado e e Morro da Liberdade – com índices ultrapassando o 400 MP2,5 (ug/m3).

Os índices de qualidade do ar podem ser conferidos em tempo real pelo Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), que possui sensores instalados em vários pontos de Manaus.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

(*) Vale ressaltar que a reportagem foi feita com base índices de poluição registrados às 8h desta quarta-feira (11).

Reprodução APP Selva

Reprodução APP Selva

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações