Manaus
Manaus é escolhida para sediar etapa do VER-SUS e abre as portas do SUS para estudantes de todo o Brasil
Manaus foi selecionada para sediar, entre os dias 6 e 11 de abril, uma das etapas do VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde), projeto do Ministério da Saúde que aposta na experiência prática e no contato direto com os territórios para fortalecer a formação de futuros profissionais da saúde.

Fotos – Divulgação/Semsa
O anúncio foi feito na quinta-feira (8/1), durante o lançamento oficial do VER-SUS Edição 2026/2027, na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília (DF), com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A iniciativa é resultado de uma ampla parceria entre o Ministério da Saúde, a Rede Unida, secretarias municipais de saúde, instituições de ensino superior e movimentos sociais. O foco é a educação permanente, com protagonismo estudantil e compromisso com o fortalecimento do SUS.
Representando a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Escola de Saúde Pública (Esap), a assistente social Thalita Renata Guedes, integrante da comissão local do VER-SUS Amazonas, destaca que o projeto vai além do estágio tradicional.
“O VER-SUS permite que os estudantes vivenciem de fato a realidade local, conheçam o território e entendam como o SUS funciona no dia a dia. É uma experiência de imersão, que envolve atividades teóricas, práticas e culturais”, explica.
De acordo com a proposta apresentada por Manaus, dez estudantes, entre graduandos, alunos de cursos técnicos da área da saúde e residentes, serão selecionados por meio de edital, que deve ser lançado até o final de janeiro, com inscrições abertas para candidatos de todo o país.
Durante a vivência, os participantes irão acompanhar o trabalho desenvolvido em unidades de saúde da zona rural ribeirinha e na Unidade de Saúde da Família (USF) Parque das Tribos, na zona Oeste da capital, referência no atendimento a populações indígenas.
“Os estudantes vão participar do processo de trabalho junto com nossos profissionais, interagir com a comunidade e discutir temas centrais da Atenção Básica, como a participação social. É uma oportunidade de compreender o cuidado intercultural em territórios de campo, floresta e água, com povos e modos de vida diversos”, afirma Thalita.
Criado em 2003, o VER-SUS chega a Manaus pela primeira vez. Na edição 2026/2027, a expectativa é de que cerca de 20 mil estudantes participem do projeto em todo o Brasil. Na Região Norte, além de Manaus, foram selecionados os municípios de Parintins, Novo Airão, Tabatinga e Manicoré, no Amazonas, e Santarém, no Pará.
Os municípios selecionados recebem recursos do Ministério da Saúde para custear hospedagem e alimentação dos participantes.
“Hoje entendemos o SUS como uma grande escola. Uma das responsabilidades da Semsa é contribuir com a formação dos profissionais de saúde, e o VER-SUS é uma estratégia fundamental nesse processo. Ele fortalece o diálogo com as universidades e amplia a formação para além da teoria”, conclui Thalita Guedes.








