Publicado
2 meses atrásno
Por
Juliana Aguirre
A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) vai aguardar a conclusão de um relatório técnico, o qual deverá apontar as causas do rompimento da adutora de grande porte que rompeu na madrugada desta quarta-feira, 11/12, na avenida Coronel Teixeira, na zona Oeste da cidade. A concessionária Águas de Manaus concluiu a manutenção emergencial na rede de água por volta de 21h.
“As causas estão sendo levantadas e, ao longo da semana, a empresa e a nossa equipe deverão concluir relatórios, os quais vão fornecer informações que subsidiarão as nossas próximas decisões. No momento, a prioridade é a retomada do abastecimento de água para as áreas afetadas com a paralisação do sistema das duas Estações de Tratamento de Água do Complexo da Ponta do Ismael. A medida foi necessária para que a empresa realizasse o serviço com a devida segurança”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade.
A retomada do sistema de abastecimento de água está sendo realizada de forma gradativa para as áreas atingidas (zonas Norte, Oeste e Centro-Oeste de Manaus). A concessionária informou que as Estações de Tratamento de Água 1 e 2 já entraram em operação.
Pelo menos 30% da capital ficou sem abastecimento nesta quarta-feira e a Ageman, por meio da Diretoria Técnica de Concessões, Obras e Saneamento, acompanhou todos os procedimentos desde que o Centro de Controle Operacional CCO da empresa comunicou o fato ao órgão regulador da Prefeitura de Manaus. Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) atuaram durante todo o dia na orientação junto aos motoristas.
A concessionária informou que a estrutura voltou a receber água por volta das 21h. A previsão é que o serviço de água siga em normalização nos bairros afetados nas próximas 48h. A água retorna primeiro nas regiões mais baixas dos bairros e posteriormente, segue bombeada aos locais mais elevados.
A Águas de Manaus seguirá disponibilizando carros-pipa nos pontos afetados pela manutenção, para reduzir os impactos enquanto a água retorna. Para solicitar um carro-pipa, a população deve entrar em contato no 0800 092 0195, que funciona tanto com ligação quanto como WhatsApp.
A Ouvidoria da Ageman também está dando suporte aos registros para os atendimentos prioritários por meio do WhatsApp 98842-2919 e 98410-3247.
A equipe do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) segue posicionada no entorno da área de obras, com o objetivo de garantir maior agilidade, fluidez e segurança no tráfego de veículos.
O trecho da avenida Coronel Teixeira que foi interditado durante a obra deve ser asfaltado e liberado completamente na madrugada desta quinta-feira (12).
Fotos – Divulgação / Ageman
ManausCult acompanha aplicação de recursos em oficinas de arte e cultura
Prefeitura de Manaus entrega 25º complexo esportivo com reforma da quadra Marcolino Lopes
Campanha antirrábica avança com 46 postos fixos na capital
Prefeitura anuncia reforma da praça no bairro Jorge Teixeira para março
Educação financeira e direitos do consumidor são temas da primeira ação do ‘Procon Manaus nas Escolas’ em 2025
Prefeitura de Manaus realiza ação educativa sobre prevenção da gravidez na adolescência em escola da zona Norte