Conforme Diário Oficial do Município, com data de 14 de outubro de 2015. A Prefeitura Municipal de Manaus, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos Manauscult, contratou uma empresa para prestação de serviços de confecção de brindes tipo artesanal, como por exemplo, brincos, colares, bombons e esferas decorativas, no valor de R$ 392.525,00 (trezentos e noventa e dois mil, quinhentos e vinte e cinco reais).
A Manauscult tem como finalidade fomentar e promover a execução de políticas públicas culturais, porém não é isso que está acontecendo, pois a atual gestão ainda não encontrou caminhos para desenvolver um trabalho sólido e coerente, e não tem conseguido estabelecer um diálogo com a classe artística local.
Rosa dos Anjos, titular da cadeira de Artes Visuais no Conselho Municipal de Cultura, comenta que “o Artesanato é uma atividade de grande valor sociocultural e econômico que envolve uma prática social diferenciada conforme as matérias-primas, as técnicas e instrumentos utilizados dentro de cada realidade. É preciso debater e incentivar a cadeia produtiva do artesanato, dando oportunidade aos artesãos, associações e cooperativas de artesanato, que muitas vezes não são informadas de concorrências e o Poder Público deve se aproximar desse e de outros segmentos culturais.”
Essa seria uma ótima oportunidade para nossos artistas locais, já que Manaus possui uma gama de excelentes artesãos, associações e cooperativas que movimentam a Economia Criativa em diversos pontos da cidade, até mesmo artistas que estão alocados atualmente na rua José Clemente (temporariamente). Artesanatos que fazem sucesso e conquistam turistas do mundo todo.
Foto: Eraldo Lopes