Publicado
11 anos atrásno
A denominação “Maraã” provém do igarapé de mesmo nome, cuja foz, no Japurá, está situada a sede do município. Maraã se limita com: Santa Isabel do Rio Negro; Barcelos; Coari; Tefé; Alvarães; Uarini; Fonte Boa e Japurá. Sua criação deu-se em Lei Estadual nº 96, de 19/12/1955, desmembrado do município de Tefé.
Nesse post especial, procurei algumas fotos para mostrar como é a cidade de Maraã, as fotos são antigas 🙁 , portanto, quem tiver fotos recentes por favor, sinta-se a vontade para nos enviar para noamazonas@gmail.com
O local determinado para a instalação da sede municipal, onde hoje está localizada, pertencia na época a proprietários particulares, os quais não abriram mão da referida área sem o devido ressarcimento pelo Estado, das benfeitorias ali existentes.
Razão pela qual a sede municipal fora instalada provisoriamente no ano de 1956 na localidade denominada Jacitara. Posteriormente, efetivada a transação Governo do Estado e família Solart, proprietária da área pré-estabelecida, instalou-se em definitivo a sede do Município de Maraã no dia 25 de março de 1969.
Sua área é de 17.701 km², seu clima é tropical chuvoso e úmido. O clima da região é bastante variável com intercalações de sol e chuva. Sua altitude é de 60m acima do nível do mar. A seca do rio Japurá vai de julho a dezembro, sendo que alguns momentos ocorrem o fenômeno do repiquete, causando uma subida repentina do rio, mas logo depois ele volta a baixar novamente.
A umidade do ar varia entre 60% e 85%.Respira-se ar puro da natureza! Como é bom sentir a natureza! A tranqüilidade, a paz e a harmonia estão em todos os momentos presentes em Maraã. Maraã possui uma bacia hidrográfica bastante extensa, formada de rios, lagos peranás e igarapés.
O rio Japurá passa em frente a sede do município.Sua padroeira é a Nossa Senhora da Conceição e a religião predominante é a católica.Povos Indígenas: Miranha, Cambeba, Canamari, Macu, Mura, Ticuna, Catuquina, Carapanã.Fonte: Enciclopédia da Amazônia Brasileira – AmazonasEstado do Amazonas em Verbetes
A denominação “Maraã” provém do igarapé de mesmo nome, cuja foz, no Japurá, está situada a sede do município. O município de Maraã é banhado pelo rio Japurá, que o atravessa de um extremo a outro. Quando o Cel. Joaquim Tonico Valente era Governador (1763-1779) da Capitania, foram fundadas nas margens do Japurá, em território hoje do município de Maraã, as povoações de Santo Antonio do Mapiri, São Matias e São Joaquim do Macapiri, atualmente desaparecidas.
Na cultura atualmente vem se destacando o FESTIVAL DOS BOTOS DE MARAÃ, que acontece no final do mês de Julho, levando para o remanso os Botos Tucuxi e Vermelho, quando chega nos meses próximos do festival a cidade fica toda divida, e a animação toma conta dos moradores e visitantes que vem prestigiar o nosso festival, mais não é o festival dos botos que engrandece a nossa cultura, mais também a festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição, o Aniversário da Cidade, as Festas Juninas e muito mais.
No lazer, Maraã tambem se destaca com suas belas praias que surgem com a chegada do verão e a seca dos rios, os moradores e visitantes lotam as praias para se refrescar e aproveitar o sol nos domingos. pra quem gosta de tranquilidade, uma opção é Orla de Maraã, construida recentemente é uma opção de lazer tanto de dia quanto a noite, no local encontramos bares, lanches e restaurante, duas quadras de areia uma pista de cooper, e muito mais.
algumas fotos dessa linda e maravilhosa cidade que me encantou como muitos outros que vieram para passar uns dias e não sairam mais dessa cidade encantada…
O Festival dos Botos de Maraã acontecem no “Remanso” (Ginasio Arlindo Pereira), os dois botos (vermelho e tucuxi) fazem um grande e maravilhoso espetáculo, que encanta todos que prestigiaram o festival.
No dia 29 de Agosto(sábado) Maraã Vibrou com o 4º Festival dos Botos de Maraã que aconteceu no “Remanso” (Ginasio Arlindo Pereira), os dois botos (vermelho e tucuxi) fizeram um grande e maravilhoso espetáculo, que encantou todos que prestigiaram o festival, o boto vermelho entrou no remanso com o tema: Maraã, 40 anos de História, lendas e Miscigenações e o boto tucuxi com o tema: Jirojy a estrela da manhã uma opera da selva.
No dia 30 de agosto(domingo), aconteceu a apuração do festival, a disputa foi acirrada ponto a ponto, mais quem se consagrou campeão com uma diferença de 1,7 pontos foi o Boto Vermelho que agora é tri-campeão do festival, mais essa festa não seria tão grandiosa se não fosse a colaboração dos orgãos públicos e principalmente do povo de maraã, hospitaleiro como sempre recebeu os visitantes de braços abertos.
Mais infelizmente o festival e aquela agitação que tomava conta da cidade nos ultimos dias que antecedia o festival acabaram, deixando apenas a saudades e a expectativa de que em 2010 o festival seja novamente um grande espetáculo. Abaixo dotos do Festival em 2009
Todas as fotos foram retiradas do blog http://maraanet.wordpress.com/
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Vídeo +18 : Draga usada por Garimpo Ilegal explode com garimpeiros na orla de Maraã
PMs suspeitos de serem Piratas são presos por colegas de farda no Amazonas
Governo do Amazonas já realizou emissão de mais de 1,1 mil RGs em ações no interior só em Março!
Confronto com terçados em Maraã resulta em vítima fatal
Polícia prende jovens envolvidos em briga que mataram outros 2 em Maraã
Tribunal de Contas do Amazonas julga irregular as contas do ex-presidente do Fundo Municipal de Previdência de Maraã