Turismo no Amazonas
Maraã, a Princesinha do Japurá
A denominação “Maraã” provém do igarapé de mesmo nome, cuja foz, no Japurá, está situada a sede do município. Maraã se limita com: Santa Isabel do Rio Negro; Barcelos; Coari; Tefé; Alvarães; Uarini; Fonte Boa e Japurá. Sua criação deu-se em Lei Estadual nº 96, de 19/12/1955, desmembrado do município de Tefé.
Nesse post especial, procurei algumas fotos para mostrar como é a cidade de Maraã, as fotos são antigas 🙁 , portanto, quem tiver fotos recentes por favor, sinta-se a vontade para nos enviar para noamazonas@gmail.com
Curiosidades sobre Maraã a Princesinha do Japurá:
O local determinado para a instalação da sede municipal, onde hoje está localizada, pertencia na época a proprietários particulares, os quais não abriram mão da referida área sem o devido ressarcimento pelo Estado, das benfeitorias ali existentes.
Razão pela qual a sede municipal fora instalada provisoriamente no ano de 1956 na localidade denominada Jacitara. Posteriormente, efetivada a transação Governo do Estado e família Solart, proprietária da área pré-estabelecida, instalou-se em definitivo a sede do Município de Maraã no dia 25 de março de 1969.
Sua área é de 17.701 km², seu clima é tropical chuvoso e úmido. O clima da região é bastante variável com intercalações de sol e chuva. Sua altitude é de 60m acima do nível do mar. A seca do rio Japurá vai de julho a dezembro, sendo que alguns momentos ocorrem o fenômeno do repiquete, causando uma subida repentina do rio, mas logo depois ele volta a baixar novamente.
A umidade do ar varia entre 60% e 85%.Respira-se ar puro da natureza! Como é bom sentir a natureza! A tranqüilidade, a paz e a harmonia estão em todos os momentos presentes em Maraã. Maraã possui uma bacia hidrográfica bastante extensa, formada de rios, lagos peranás e igarapés.
O rio Japurá passa em frente a sede do município.Sua padroeira é a Nossa Senhora da Conceição e a religião predominante é a católica.Povos Indígenas: Miranha, Cambeba, Canamari, Macu, Mura, Ticuna, Catuquina, Carapanã.Fonte: Enciclopédia da Amazônia Brasileira – AmazonasEstado do Amazonas em Verbetes
Aspectos Históricos
A denominação “Maraã” provém do igarapé de mesmo nome, cuja foz, no Japurá, está situada a sede do município. O município de Maraã é banhado pelo rio Japurá, que o atravessa de um extremo a outro. Quando o Cel. Joaquim Tonico Valente era Governador (1763-1779) da Capitania, foram fundadas nas margens do Japurá, em território hoje do município de Maraã, as povoações de Santo Antonio do Mapiri, São Matias e São Joaquim do Macapiri, atualmente desaparecidas.
- Em 1774-75 ou 1785, na aldeia de Santo Antônio de Mapiri realizava-se a pacificação dos índios Muras, por Matias Fernandes, Diretor da aldeia.
- Em 01.12.1938, pela Decreto-Lei nº 176, o distrito de Maraã foi criado integrando o município de Tefé, de cujo distrito sede foi desmembrado.
- Em 19.12.1955, pela Lei estadual nº 96, o distrito de Maraã é desmembrado de Tefé, dando origem a dois novos municípios: Japurá e Maraã.
- Em 07.05.1956, o município foi instalado.
Na cultura atualmente vem se destacando o FESTIVAL DOS BOTOS DE MARAÃ, que acontece no final do mês de Julho, levando para o remanso os Botos Tucuxi e Vermelho, quando chega nos meses próximos do festival a cidade fica toda divida, e a animação toma conta dos moradores e visitantes que vem prestigiar o nosso festival, mais não é o festival dos botos que engrandece a nossa cultura, mais também a festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição, o Aniversário da Cidade, as Festas Juninas e muito mais.
No lazer, Maraã tambem se destaca com suas belas praias que surgem com a chegada do verão e a seca dos rios, os moradores e visitantes lotam as praias para se refrescar e aproveitar o sol nos domingos. pra quem gosta de tranquilidade, uma opção é Orla de Maraã, construida recentemente é uma opção de lazer tanto de dia quanto a noite, no local encontramos bares, lanches e restaurante, duas quadras de areia uma pista de cooper, e muito mais.
algumas fotos dessa linda e maravilhosa cidade que me encantou como muitos outros que vieram para passar uns dias e não sairam mais dessa cidade encantada…
Fotos de Maraã, a Princesinha do Japurá:
Fotos do Festival dos Botos
O Festival dos Botos de Maraã acontecem no “Remanso” (Ginasio Arlindo Pereira), os dois botos (vermelho e tucuxi) fazem um grande e maravilhoso espetáculo, que encanta todos que prestigiaram o festival.
No dia 29 de Agosto(sábado) Maraã Vibrou com o 4º Festival dos Botos de Maraã que aconteceu no “Remanso” (Ginasio Arlindo Pereira), os dois botos (vermelho e tucuxi) fizeram um grande e maravilhoso espetáculo, que encantou todos que prestigiaram o festival, o boto vermelho entrou no remanso com o tema: Maraã, 40 anos de História, lendas e Miscigenações e o boto tucuxi com o tema: Jirojy a estrela da manhã uma opera da selva.
No dia 30 de agosto(domingo), aconteceu a apuração do festival, a disputa foi acirrada ponto a ponto, mais quem se consagrou campeão com uma diferença de 1,7 pontos foi o Boto Vermelho que agora é tri-campeão do festival, mais essa festa não seria tão grandiosa se não fosse a colaboração dos orgãos públicos e principalmente do povo de maraã, hospitaleiro como sempre recebeu os visitantes de braços abertos.
Mais infelizmente o festival e aquela agitação que tomava conta da cidade nos ultimos dias que antecedia o festival acabaram, deixando apenas a saudades e a expectativa de que em 2010 o festival seja novamente um grande espetáculo. Abaixo dotos do Festival em 2009
Todas as fotos foram retiradas do blog http://maraanet.wordpress.com/












