Publicado
6 anos atrásno
“A nossa Chapa foi formada por colegas que não enxergaram, nas duas outras opções que foram postas, uma solução para os problemas enfrentados pelos advogado, uma já desgastada pelo tempo, pois é representada por um grupo de pessoas que está há nove anos na direção da nossa Seccional e outra que pretensiosamente se auto proclama de nova, mas apresenta as mesmas e desgastadas práticas da primeira, por exemplo, com uma campanha riquíssima”.
A afirmação consta de um manifesto divulgado pelo advogado Marcelo Kizem, que se constituiu na terceira via, pela primeira vez em muitos anos de disputa na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas. Ele comanda a chapa 30, “Renova OAB de Verdade!”.
CHAPA 30″Não podíamos permitir que todos nós advogados ficássemos sem opção, pois entendemos que anular o voto ou votar em branco não é o ideal para nós advogados e para a Ordem”, diz ele.
“A Chapa nº 30 pretende renovar de verdade as práticas em nossa Seccional, a começar pela campanha eleitoral, pois somos absolutamente contrários às campanhas milionárias. Qual a lógica de se investir milhões na disputa por cargos não remunerados? Todos são sabedores, a OAB, por lei, não possui cargos remunerados. Quais os interesses são buscados por aqueles que fazem campanhas eleitorais riquíssimas? Não sabemos, mas certamente, não são os interesses da classe. Portanto, definitivamente, não iremos patrocinar feijoadas, churrascadas, distribuir hambúrgueres, fazer shows ou contratar equipes de marketing que produzem peças publicitárias caríssimas e que já estão sendo distribuídas pelas redes sociais. Temos todas as razões para desconfiar de quem usa dessas práticas”. ataca Kizem.
“A nossa campanha será realizada, basicamente, no trabalho voluntário, excetuando-se, a contratação do mínimo necessário de profissionais com conhecimento técnico para que a nossa mensagem possa chegar até você pelas redes sociais, cujos custos de pequena monta serão partilhados entre os 83 membros de nossa Chapa. Esta é a nossa primeira contribuição para renovar a OAB, verdadeiramente: uma campanha absolutamente diferente das demais, baseada nas propostas e sem custos milionários”, continua.
Segundo ele, a atual direção da OAB/AM está totalmente distanciada dos advogados. Apesar das diárias e caras propagandas, patrocinadas por nossas anuidades, a nossa Seccional ficou totalmente afastada das nossas necessidades, como advogados. Um exemplo foi a criação das Unidades de Processamento Judicial (UPJ) do Fórum Ministro Henoch Reis, as quais dificultaram o acesso de todos nós advogados aos magistrados. A atual direção da OAB/AM se manteve calada diante dessa grave ofensa às nossas prerrogativas legais”, argumenta.
“A cada dia é maior a dificuldade para se advogar. O que a atual direção da OAB/AM fez para facilitar a sua atuação profissional? A atual direção foi prolífera na criação de dezenas de comissões atraindo para elas vários colegas que ingressaram recentemente na profissão, sem qualquer apoio efetivo para o seu funcionamento. Apesar de ser fundamental a participação dos colegas na vida da nossa Seccional, é vital que tais comissões tenham apoio efetivo para o seu funcionamento”, conclui.
Veja os compromissos da chapa 30:
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.