É importante que as crianças saibam como reagir a qualquer emergência, embora não possamos prever seu comportamento diante de uma situação alarmante e surpreendente, é possível dar-lhes instruções precisas.
Por exemplo, algo que menores devem aprender é a usar o celular que está disponível para pedir socorro em emergências ou a um familiar ou amigo.
Embora algumas crianças reajam procurando ajuda sem terem tido aprendizagem prévia, assim como fez esta criança de quatro anos quando viu sua mãe inconsciente no chão.
Quando o menino percebeu que sua mãe estava no chão e não respondeu a ele, ele soube que deveria pedir ajuda à família. Então ele pegou o celular dela e enviou áudios do WhatsApp.
Os familiares ficaram consternados ao receber os áudios e mensagens, não entendiam o que estava acontecendo, preocupados que a criança tentasse explicar que a mãe não reagiu, mudaram-se para a casa e chamaram o pronto-socorro.
A Polícia Nacional também foi até a casa da família, tocou a campainha e o menino falou com eles pela porta, ele não conseguiu abri-los porque a porta de acesso à casa estava trancada.
Os agentes pediram auxílio aos bombeiros para entrar na casa.
Assim, os bombeiros da Câmara Municipal de Valência conseguiram abrir a porta para a entrada de paramédicos e policiais.