Publicado
10 anos atrásno
Em 09 de abril de 2015, faleceu em Brasília o Ministro Xavier de Albuquerque, o ministro amazonense aposentado faleceu aos 89 anos.
Em nome do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da Corte da época, o ministro Ricardo Lewandowski, lamentou o falecimento do ministro.
Por opção da família, o corpo do ministro Xavier de Albuquerque foi velado em casa e sepultado às 16h30, na Ala dos Pioneiros do Cemitério Campo da Esperança.
Francisco Manoel Xavier de Albuquerque nasceu em 3 de janeiro de 1926, na cidade de Manaus, capital amazonense. Filho de pai médico e mãe dona de casa, deixa como viúva Marcolina de Oliveira Cabral Xavier de Albuquerque.
Fez o curso ginasial no Colégio Dom Bosco, de Manaus, entre 1937 e 1941. Concluiu o curso de bacharelado em Direito na Faculdade de Direito do Amazonas, em 5 de novembro de 1949, e nove anos depois conquistou o título de doutor em Direito pela mesma faculdade.
Foi professor titular da Universidade de Brasília, onde ingressou em 1964. Entre os cargos exercidos ao longo de sua vida está o de ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de 9 de janeiro de 1968 a 13 de novembro de 1969, na cadeira de advogado, antes, portanto, de ser nomeado ministro do Supremo. Após sua passagem pelo TSE, Xavier de Albuquerque foi nomeado procurador-geral da República, cargo que ocupou até 18 de abril de 1972.
Indicado e nomeado pelo então presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, Xavier de Albuquerque tomou posse na Suprema Corte em 19 de abril de 1972, para ocupar vaga decorrente da aposentadoria do ministro Adalicio Coelho Nogueira. Foi presidente do STF no biênio 1981/1983, aposentando-se em 22 de fevereiro, um dia depois de deixar a presidência da Corte.
Abaixo uma foto tirada nos anos 1990 por iniciativa do Ministro Torquato Jardim, no qual é possível ver como envelheceu o Ministro do TSE Amazonense. Nela, o Ministro Xavier de Albuquerque é o segundo sentado da esquerda para a direita.
Todos esses Ministros do TSE foram provenientes da classe dos advogados. Em ordem de antiguidade, sentados, da esquerda para a direita: Hélio Doyle, Xavier de Albuquerque, Pedro Gordilho, Souza Andrade. De pé, da esquerda para a direita: Torquato Jardim, José Guilherme Villela, Sergio Gonzaga Dutra, Roberto Rosas, Villas Boas e Diniz de Andrada.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Mostra nacional de rua “Juízas Negras Para Ontem” pede uma ministra negra no STF
Xandão bloqueia lista de 43 financiadores de atos antidemocráticos. Confira os nomes!
Wilson Lima se reúne com ministro do STF, Alexandre de Moraes, e propõe discussão técnica para mostrar benefícios da ZFM para o país
Por que querem tanto fechar o STF? Cientista político explica
Após decisão do STF, juiz da 12º Vara Criminal Federal determina saída de Lula da prisão
David busca no STF anulação de julgamento sobre 17 mil servidores suplementares