Uma anaconda do mar foi flagrada e assustou os moradores da Ilha Comprida, localizada no litoral de São Paulo, no último sábado (5).
Encontrado na faixa de areia da praia, um animal marinho que lembra uma cobra gigante assustou moradores da O animal, que possui uma grande boca com vários dentes, foi achado pela fotógrafa Monica Novaes.
O animal foi encontrado morto na Praia da Trincheira. A imagem repercutiu na página profissional da fotógrafa no Facebook. “O que me chamou a atenção foi o tamanho [do animal], e como morreu com a boca aberta, deu para ver os detalhes dos dentes”, disse Monica em entrevista ao G1. “Repercutiu muito. O pessoal ficou muito curioso, por parecer um monstro, porque, de fato, é um bicho assustador”, contou.
Foto: Monica Novaes
Monstro?
Monstro coisa nenhuma! O animal trata-se de um miroró-pintado. O bicho, segundo o biólogo marinho Eric Comin, se alimenta de peixes, crustáceos e moluscos. Apesar de assustador, não apresenta risco nenhum aos humanos.
“Essa característica dele, com os dentes pontudos e grandes, faz com que tenha a fama de animal mordedor. Ele tem o hábito de viver no fundo de areia do oceano, com o corpo totalmente enterrado, e dentro dessa toca que faz, a casa dele, espera a presa passar perto, e aí sai e a abocanha”, disse o especialista ao portal.
Comin reforça que ter contato com um miroró-pintado não apresenta risco nenhum. “Ele não sai para morder. Normalmente, quando mergulhadores o avistam, ele se recolhe, se esconde na toca dele. Então, ele não é um animal perigoso, apenas desperta uma certa curiosidade.”
miroró-pintado /Foto: Monica Novaes