Publicado
7 meses atrásno
Uma das vozes mais marcantes da história do rádio e da TV brasileira se calou. O narrador Silvio Luiz, conhecido por sua rouquidão e profusão de bordões que atravessaram épocas, morreu nesta quinta-feira, 16, aos 89 anos, em São Paulo. A informação foi confirmada pela família.
O dono do “acerte o seu aí, que eu arredondo o meu aqui”, “está valendo” e tantas outras frases marcantes teve um AVC (acidente vascular cerebral), no domingo, 7 de abril, na final do Paulistão, que teve a vitória do Palmeiras sobre o Santos.
O narrador da Record TV, que fazia a transmissão online para o canal R7, foi tirado do ar com a ajuda da produção e da equipe de primeiros socorros e levado ao hospital Oswaldo Cruz, na região central de São Paulo. Ele ficou internado desde a final do Paulistão até 30 de abril. Depois, em 8 de maio, foi internado novamente até a confirmação da sua morte.
Num espaço de menos de 24 horas, o futebol brasileiro perdeu três duas vozes mais divertidas: além de Silvio Luiz, morreram Antero Greco e Apolinho.
Na primeira internação, fez exames e depois foi encaminhado para a UTI, onde passou a se alimentar por sonda e respirar com ajuda mecânica. A informação foi divulgada ao grande público pelo também narrador Cleber Machado, no SBT, que dedicou a transmissão de uma partida da Champions League ao colega. A Record TV não havia divulgado nota do ocorrido apesar da imagem vazada ao vivo.
Nascido em São Paulo, descendente de espanhóis, Silvio deixa a mulher Márcia, intérprete de “Eu e a Brisa” e “Ronda”, e três filhos.
Como de costume, Silvio chegou cedo à emissora na Barra Funda, com carro da empresa, cerca de duas horas antes do jogo com início previsto para as 18h (de Brasília). Com uma mochila em um dos ombros, jaqueta e o boné da Record na cor preta, escondendo parte do rosto, uma de suas marcas nos últimos anos. Foi ao camarim, se alimentou com os itens separados pela produção, vestiu a roupa deixada pelo figurino e conversou com os companheiros de bancada.
Por volta da metade do primeiro tempo, Silvio começou a se sentir mal e ter dificuldade nos movimentos e mesmo na fala. A transmissão seguiu, mas já com os responsáveis pelo estúdio em alerta, preparados com uma enfermeira e bombeiros civis e em contato com a direção da empresa.
Próximo ao fim do jogo, quando a situação aparentemente se agrava, ele pergunta o tempo para o final, e Carioca, que ao longo da partida imitava habilidosamente o narrador, sinaliza que o titular não tem mais condições. Bola passa a comandar os comentários e recomenda “um ar” ao narrador.
Silvio saiu dali e foi direto ao hospital, que não divulgou boletins médicos sobre o seu estado de saúde e apenas confirmou a internação à imprensa. Dias depois, voltou ao hospital e morreu na UTI do hospital Oswaldo Cruz.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Brasil de Luto: Silvio Santos, o maior comunicador do Brasil, falece aos 93 anos!
Escritor, jornalista e cineasta, Márcio Souza morre aos 78 anos em Manaus
Arthur Bisneto, Filho do ex-prefeito Artur Neto, é encontrado morto em sua residência. Vídeo
Tragédia em Manaus: Ex-Sinhazinha do Boi Garantido, Djidja Cardoso, é encontrada morta em casa
Anderson Leonardo, do Molejo, morre de câncer aos 51 anos
2 anos sem Marília Mendonça e jamais esqueceremos aquela fatídica tarde!