Mostra ‘Manaus, Aqui Tem SUS’ premia cinco experiências inovadoras na saúde municipal - No Amazonas é Assim
Connect with us
Manaus, AM, terça, 13 de maio de 2025

Manaus

Mostra ‘Manaus, Aqui Tem SUS’ premia cinco experiências inovadoras na saúde municipal

Publicado

em

A 3ª edição da Mostra “Manaus, Aqui Tem SUS”, promovida pela Prefeitura de Manaus, foi encerrada, na tarde desta quinta-feira, 20/3, com a premiação de cinco relatos de experiências bem-sucedidas na rede municipal de saúde. Os cinco trabalhos foram selecionados entre 20 experiências exitosas classificadas na etapa de Apresentação Oral da Mostra, que teve início na terça-feira, 18/3, na Universidade Nilton Lins.

Foto – Divulgação/Semsa

Durante o encerramento do evento, a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou a importância da mostra para o compartilhamento das experiências bem-sucedidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e que são executadas por gestores e trabalhadores da rede municipal, assim como para estimular, fortalecer e divulgar ações inovadores que têm impacto na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população.

“Estou muito orgulhosa de todos os trabalhos da mostra, que a cada ano se enriquece com a participação dos servidores. Este evento é um espaço muito importante, porque reforça nosso compromisso em dar voz e valorizar a experiência dos servidores. Todos os trabalhos demonstraram o comprometimento em ofertar um serviço de saúde cada vez mais qualificado”, acentuou.

Os 20 trabalhos na etapa de Apresentação Oral foram selecionados entre mais de 100 experiências exitosas que foram inscritas na mostra. A avaliação final foi feita por três avaliadores externos da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz/Amazônia), levando em consideração critérios como os resultados alcançados, relevância, alinhamento às diretrizes do SUS, caráter inovador e aplicabilidade.

Trabalhos

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) conquistou o primeiro e o quarto lugar, respectivamente, com as temáticas “Trajetória do Samu Manaus em busca da excelência no atendimento às pessoas acometidas por AVC” e “Suporte Básico à Vida sobre Duas Rodas: um case de sucesso”.

Para a enfermeira Leda Sobral, gerente do Núcleo de Educação Permanente do Samu, a palavra motivação resumiu o sentimento da equipe com o reconhecimento da mostra.

“Nós trouxemos para apresentação aquilo que vivenciamos na nossa rotina e o que nós implantamos, que se configura como o nosso diferencial e que resulta em um trabalho efetivo, com um menor tempo de resposta que salva vidas e reduz sequelas. Estamos muito gratos e felizes, porque ter tido esse reconhecimento, com essa premiação e motivados a seguirmos fazendo mais e melhor todos os dias”.

Em segundo lugar, foi premiada a investigação “Estratégias para a prevenção e gestão da judicialização da saúde no SUS: a experiência do Natjus/AM”. Para o presidente do Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário do Amazonas (Natjus-Semsa), Daniel Magalhães, a busca por apresentar uma resposta rápida foi o elemento motivador da pesquisa.

“Nós trabalhamos para evitar a judicialização de processos de saúde, direcionando as demandas dos pacientes para uma solução rápida e efetiva e trazendo celeridade e economia para a gestão e foi que nós apresentamos na Mostra e que mereceu esse reconhecimento tão valioso”, analisou.

A quinta colocação foi conquistada pela equipe da Maternidade Moura Tapajóz, que expôs o tema “Redução da taxa de infecção de sítio cirúrgico em cesariana na maternidade municipal Dr. Moura Tapajóz”.

Ao comemorar a conquista, a enfermeira Kalyria Kirk, chefe do Serviço de Controle de Infecção da Maternidade explicou o processo de desenvolvimento da pesquisa. “Analisando os dados estatísticos da maternidade, nós identificamos que precisávamos melhorar nossos índices de infecção. Definimos ações, planos e trabalhamos duro, todos os dias, alcançando o êxito de sair de um índice de 3,9% para os atuais 1,3%. Trouxemos essa experiência aqui pra mostra e saímos vencedores”, comemorou.

Na quinta colocação, foi premiada a experiência “Desafios e enfrentamentos para garantir o acesso à saúde bucal na comunidade rural de Manaus”. O odontólogo Elvis de Sá Guedes destacou que sua investigação foi resultado de um envolvimento com o cotidiano dos usuários. “O trabalho que desenvolvemos na área rural traz em sua essência um desafio de vencer as adversidades próprias desse território para garantir que todos tenham acesso aos serviços de saúde”.

Também houve a premiação por júri popular do trabalho “A atuação da Câmara de Resolução Extrajudicial na redução da judicialização da saúde em Manaus/AM”.

Deixe seu comentário aqui embaixo ?...

Curta a gente no Facebook

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações