Publicado
11 anos atrásno
O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), dos suplentes Francisco Garcia Rodrigues e Alzira Ferreira Barros, e de seu marido Deputado estadual Eron Braga Bezerra. Sob acusação de abuso de poder econômico, compra de votos e captação, além de gasto ilícito de recursos de campanha nas eleições de 2010.
Vanessa Grazziotin e Eron Bezerra, teriam feito uso político e eleitoral do “Programa Zona Franca Verde”, de distribuição de sementes e implementos agrícolas, para captação de votos. A acusação diz que os então candidatos tiveram a campanha eleitoral financiada com recursos provenientes de caixa 2 e efetuaram despesas de campanha sem declarar corretamente à Justiça Eleitoral.
O depoimento crucial, seria de um eleitor que afirma que, integrantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), no município de Novo Remanso, teriam lhe oferecido um motor, em agosto de 2010, para que ele votasse em Vanessa e Eron.
Em todos os formulários de requerimento de doação de implementos estava contido o comando “cópia da carteira de identidade/CPF ou Título de Eleitor do Representante”. Omar Aziz (eleito governador do Amazonas 2010), Eduardo Braga (eleito senador) e Vanessa Grazziotin teriam pago seus cabos eleitorais por meio de terceiros (A. C. Nadaf Neto Assessoria em Comércio Exterior), o que impede o efetivo controle da arrecadação e da aplicação dos recursos de campanha desses candidatos pela Justiça Eleitoral.
A notícia foi publicada originalmente pelo jornal O Globo em 23 de fevereiro de 2011;
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Amom Mandel é condenado pela Justiça Eleitoral: Mensagem caluniosa contra David Almeida gera repercussão
David Almeida sai na frente com candidatura aprovada pelo TRE
Roberto Cidade comemora vitória na Justiça, após juiz negar liminar de suposta propaganda irregular
Empresário Marcelo Generoso disputará vaga na CMM com apoio do Senador Omar Aziz
Silas Câmara é cassado pelo TRE-AM e Adail Filho perde mandato de deputado federal por tabela! Confira o que muda!
Presidente da Aleam, Roberto Cidade homenageia senador Omar Aziz com título de Cidadão do Amazonas e com a medalha Ruy Araújo