Publicado
5 anos atrásno
O Governo do Amazonas apresentou ao Governo da Alemanha, nesta quinta-feira (28/11), o projeto REDD+ Pioneiros (no inglês, REDD Early Movers – REM), a ser implementado no estado para captação de recursos por meio da conservação ambiental. A proposta foi levada ao Ministério Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ), em Bonn, na Alemanha, pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
De acordo com Taveira, o projeto visa recompensar o Amazonas pela conservação da floresta, uma abordagem inovadora de financiamento que tem alta visibilidade internacional. Atualmente, na Amazônia, apenas o Acre e Mato Grosso possuem programas de REM em implementação.
“A ideia principal do REDD+ Pioneiros é que os esforços de conservação do Amazonas, medidos em emissões evitadas de gás carbônico, resultem em recursos financeiros para aprimorarmos a matriz produtiva do Estado, conservando floresta, mas gerando renda para a população. Se aprovado, o REDD+ Pioneiros poderá ser um passo concreto em direção à valoração dos ativos ambientais do Estado, cumprindo a determinação do governador Wilson Lima de promover políticas que conservem a floresta e tenham impacto direto na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, destacou o titular da Secretária de Estado do Meio Ambiente (Sema).
Captação de recursos – Como objetivo, o Amazonas visa captar recursos por meio de mecanismos de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal (REDD+) para ações de regularização fundiária, zoneamento ecológico e econômico e aprimoramento do sistema de licenciamento do Amazonas. O Estado também apresentará a demanda ao Itamaraty, para obter a aprovação do Governo Federal para que os recursos financeiros possam vir diretamente para o Amazonas.
Conservação – O Amazonas possui 97% da sua cobertura vegetal conservada. Por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Estado gerencia 42 Unidades de Conservação (UC), em sua maioria de uso sustentável, promovendo ações que beneficiem as populações tradicionais ao mesmo tempo em que mantêm a floresta em pé. Ao todo, são 18.907.378,34 hectares de floresta legalmente protegidos pelas UC estaduais, o que representa 12,13% da área do Estado. A obtenção de novos recursos por meio do projeto REDD+ Pioneiros apoiará a gestão e ampliação de projetos de desenvolvimento sustentável nestas áreas.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Professor é preso após fazer fogueira com corpos de suas vítimas em Iranduba
IBAMA flagra rio de sangue após frigorífico despejar sangue de boi em igarapé!
Canhões da colonização portuguesa no Alto Solimões são encontrados após seca record!
Inpe aponta queda de desmatamento no Amazonas em 46,9%
DPE-AM inicia agendamentos para mutirão de reconhecimento de paternidade e maternidade em Manaus
Tudo o que Você Precisa Saber: 15 Curiosidades sobre o Festival de Parintins