Publicado
2 anos atrásno
Uma das práticas mais populares para descongestionar as vias respiratórias é através da lavagem nasal com soro e seringa, porém, apesar de ser popular, não é tão inofensiva assim, por isso, antes de fazê-la é importante que você leia com atenção esse artigo.
Muitos profissionais de saúde e mães têm recomendado o a lavagem nasal com soro e seringa para descongestionar as vias respiratórias dos bebês. Acontece, que segundo alguns profissionais e por experiências de algumas mães, o procedimento pode ser perigoso e complicar o quadro do bebê.
Os perigos não são revelados nos vídeos que estão circulando pelas redes sociais e, por isso, muitas mães adotaram o método sem, sequer perguntar ao pediatra ou o otorrino. A prática que consiste em jogar 10 ml de soro fisiológico no narizinho (fazendo passar de um lado da narina ao outro), limpando as vias , parece ser inofensiva quando assistimos aos vídeos. Inclusive, os bebês permanecem quietos e a maioria nem chora. Então não parece machucar nem causar incômodo, certo? Errado!
Não. O soro é bom, ele ajuda a hidratar a mucosa e ainda é estéril. O problema é a lavagem feita conforme os vídeos. Essa é que não é recomendada. Segundo a Thaís Cardoso do site Mamãe Tagarela, a otorrinolaringologista Dra. Vania Paz condena totalmente este tipo de descongestionamento feito em casa.
Segundo a médica, o nariz das crianças, sobretudo dos bebês, tem a mucosa muito sensível e isso pode ferir a parede das vias aéreas e romper vasinhos, causando sangramentos.
E pior, pode também causar a otite se aplicado de maneira errada pela pressão que causa, empurrando o catarro para o canal do ouvido. ♥ Médico faz um alerta às mães: Colocar faixa no cabelo em bebês pode trazer sérios danos à saúde da criança
No entanto, a também otorrino Gabriele Leão Strallioto explica que a lavagem pode ser feita, desde que seja realizada de forma extremamente delicada. A orientação é usar no máximo 1 ml de soro para bebês e 5 ml para crianças maiores, com uma seringa menor de 5 ml (cortando aquela pontinha de encaixar a agulha) e com cuidado para não fazer força com o jato.
É só empurrar o embolo devagar para não causar pressão e levar o catarro para os ouvidos. Ela até recomenda que, nos caso de bebês até 6 meses, isso seja feito com o conta-gotas ao invés da seringa. Uma dica mega importante é que ao lavar o nariz, a criança deve estar com a cabeça abaixada para frente, nunca para trás.
Assim, o soro dificilmente irá para o ouvido. Se seu filho está muito entupido, com as vias aéreas congestionadas, peça ajuda ao pediatra questionando um procedimento correto e pouco invasivo.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus
Tudo no capricho : Cenários da 2ª etapa do parque Amazonino Mendes ganham animais gigantes construídos pela prefeitura !
Vídeo: Inconformado em ser vice, técnico de time de futebol de Maués quebra o troféu de 2º lugar durante premiação
Confira o mapa brasileiro da distribuição da produção de açaí no Brasil em toneladas
Mirage Park promove doação de brinquedos em troca de passaporte grátis hoje (19/12)