Publicado
2 anos atrásno
Na manhã desta quarta-feira (17), professores da rede pública estadual do Amazonas entraram em greve por tempo indeterminado e sobrou até pra capivara Filó! Com a paralisação, parte dos alunos do estado está sem aulas. Os educadores reivindicam 25% de reajuste salarial e outros benefícios.
A greve acontece no momento em que o Governador do Amazonas não está nem no Estado. No momento, o Governador Wilson Lima está em Brasília atrás de investimentos para o Estado e sobretudo, em busca de resolver a questão da BR 319, mas já garantiu que assim que voltar pra terrinha, irá se reunir com a equipe técnica do Secretaria de Educação (Seduc) para debater o assunto.
Com a paralisação dos professores, vários alunos que chegaram a ir pras escolas, foram dispensados. Gastando passagem a toa por não saberem que os professores estavam armando essa manifestação.
Logo no início, o primeiro grupo fez protesto na frente da sede do Governo do Amazonas, na Avenida Brasil, bairro Compensa, Zona Oeste e depois foram pra frente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na Avenida Mário Ypiranga, Zona Centro-Sul de Manaus. Eles bloquearam a via, no sentido Centro/bairro.
Em Parintins, nenhuma escola da rede estadual está funcionando, segundo o movimento, que cita uma adesão superior de 90% dos profissionais da educação. Os educadores se concentram na Praça da Liberdade, no Centro da cidade.
A coordenação da Seduc em Parintins afirmou que as unidades de ensino mantêm as aulas. “A escolas estão funcionando normalmente com atividades letivas com os professores que estão nas escolas”, destacou a gestão.
A greve é liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam). De acordo com a entidade, a data-base 2023 dos trabalhadores da rede estadual venceu no dia 1º de março.
A instituição afirma, ainda, que a data-base de 2022 também está atrasada. “Nossas perdas salariais somam aproximadamente 25%. Esse é o percentual que estamos reivindicando”, disse a presidente do sindicato, Ana Cristina Rodrigues.
O Sinteam também pede reajuste nos valores do vale-alimentação e auxílio-localidade; revisão do Plano de Cargos Carreira e Remuneração; e manutenção do plano de saúde e extensão para os aposentados.
Segundo o sindicato, além dos servidores de Manaus, trabalhadores de pelo menos 16 municípios do Amazonas fizeram assembleia e decidiram aderir à greve. O sindicato destacou que a paralisação é por tempo indeterminado.
Uma das pautas muito explorada pelos professores foi a Capivara Filó. Eles diziam que ela tem mais valor do que a classe educadora. Logo, nas redes sociais surgiram alguns memes associando a Filó ao movimento para que ganhe-se mais celeridade.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus
Tudo no capricho : Cenários da 2ª etapa do parque Amazonino Mendes ganham animais gigantes construídos pela prefeitura !
Vídeo: Inconformado em ser vice, técnico de time de futebol de Maués quebra o troféu de 2º lugar durante premiação
Confira o mapa brasileiro da distribuição da produção de açaí no Brasil em toneladas
Mirage Park promove doação de brinquedos em troca de passaporte grátis hoje (19/12)