No Dia do Índio: Governo do Amazonas exalta cultura dos povos indígenas - No Amazonas é Assim
Connect with us
Manaus, AM, sexta, 25 de abril de 2025

Manaus

No Dia do Índio: Governo do Amazonas exalta cultura dos povos indígenas

Publicado

em

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), exalta o desenvolvimento indígena do estado neste Dia do Índio, comemorado hoje (19/04). A comunidade indígena, que cresce e se desenvolve junto com a tecnologia, não deixa de lado suas raízes e culturas aprendidas com os ancestrais, sendo exemplo disso seus artesanatos, apresentações e músicas.

Para o diretor-presidente da FEI, Zenilton Mura, a importância que reside em toda a cultura e desenvolvimento indígena abre espaço para a desenvoltura e conhecimento.

“Uma das fontes de renda dos parentes que moram no Amazonas são seus produtos feitos artesanalmente, ensinados de geração a geração. Por isso, em alusão a este dia, precisamos impulsionar a valorização da produção manual indígena e a segmentação de cada povo voltada a nossa linhagem”, disse.

O Centro do Empreendedor Indígena Yandé Muraki, mantido pela FEI, expõe e comercializa peças e itens artesanais, fortalecendo a arte e a cultura indígenas do estado. O espaço vem impulsionando a venda do empreendedor indígena e incentivando a fabricação, reinventando e produzindo produtos de boa qualidade, com detalhes ricos em suas peças artesanais, comercializa vestimentas, acessórios, remédios à base de extração natural da floresta e possibilitando pinturas corporais.

O Centro do Empreendedor Indígena Yandé Muraki fica na rua Monsenhor Coutinho, 129, Centro, zona sul da capital, aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para os que desejarem adquirir os produtos.

A 1ª Feira do Artesanato Indígena, impulsionada pelo Governo do Estado, no período de 1º a 3 deste mês, em parceria com a Prefeitura de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros da capital), possibilitou alavancar as vendas para os artesãos e a ampliação da apreciação às apresentações indígenas, dando engajamento ao progresso na ampliação da cultura.

Além do município da Região Metropolitana, Manaus e outras cidades receberam a feira para buscar o individualismo do artesão de cada região, trabalhando assim o ecoturismo.

Governo do Amazonas exalta cultura dos povos indígenas – Imagem: Divulgação

Governo do Amazonas exalta cultura dos povos indígenas – Imagem: Divulgação

Governo do Amazonas exalta cultura dos povos indígenas – Imagem: Divulgação

Governo do Amazonas exalta cultura dos povos indígenas – Imagem: Divulgação

Governo do Amazonas exalta cultura dos povos indígenas – Imagem: Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo ?...

Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤

Continue Reading
Advertisement Confira as últimas notícias do TCE-AM

Curta a gente no Facebook

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações