Amazonas
Nova diretoria do Tribunal de Justiça toma posse em cerimônia no Teatro Amazonas
Solenidade aconteceu no Teatro Amazonas, no centro de Manaus; nova diretoria atuará no biênio 2025/2026
Solenidade aconteceu no Teatro Amazonas, no centro de Manaus; nova diretoria atuará no biênio 2025/2026
Publicado
4 horas atrásno
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participou, nesta quinta-feira (9) , da cerimônia que marca o início da nova gestão administrativa do Poder Judiciário Estadual. A solenidade de posse do presidente Jomar Ricardo Saunders Fernandes, do vice-presidente Airton Luís Corrêa Gentil e do corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) José Hamilton Saraiva dos Santos, aconteceu no Teatro Amazonas, no Centro de Manaus. A nova diretoria atuará no biênio 2025/2026.
A 1ª Subdefensora Pública do Estado, Karoline Santos, prestigiou a cerimônia e ressaltou a importância da instituição em prol da população vulnerável.
“Desejamos muito sucesso aos empossados, e que possam realizar um excelente trabalho em favor dos jurisdicionados do Amazonas, que é também o nosso interesse. O TJAM é um parceiro em iniciativas que levam o acesso à justiça àqueles que mais necessitam. Então, estamos dando início a mais um ciclo de parcerias e atividades em conjunto e desejamos novamente muito sucesso”,
Durante a solenidade, foram destacadas as ações promovidas pelo TJAM, como a Semana Nacional do Registro Civil, com a campanha “Registre-se”, e a Semana de Regulação Fundiária, com a iniciativa “Solo Seguro”. Ambas contaram com a participação ativa da Defensoria Pública do Amazonas.
O novo presidente do Tribunal de Justiça, Jomar Ricardo Saunders Fernandes falou sobre os desafios e contribuições durante sua atuação nas comarcas do interior e varas da capital que o auxiliarão nas atividades futuras.
“Estaremos em conformidade com todas as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), não apenas oferecendo jurisdição, mas também promovendo o resgate da cidadania do povo amazonense, especialmente daqueles que mais necessitam. Todas essas iniciativas têm como objetivo a recuperação dos direitos constitucionais fundamentais, com destaque para as minorias, os vulneráveis e os excluídos”.
Na mesa de autoridades formada para a cerimônia estavam a desembargadora Nélia Caminha Jorge, então presidente do TJAM; a procuradora-geral de Justiça por substituição legal, Anabel Vitória Mendonça de Souza; o governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima; os ministros do STJ, Mauro Campbell Marques, corregedor nacional de Justiça, e ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca; a ministra, Maria Elizabeth Rocha, eleita para a Presidência do Superior Tribunal Militar; desembargadores do TJAM; membros de outros tribunais do País e autoridades militares e civis. Também participaram da solenidade demais magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas.
A desembargadora Nélia Caminha Jorge fez seu discurso de despedida afirmando que teve a honra e a responsabilidade de exercer a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas e que se despede da função com a certeza do dever cumprido.
“Deixo a presidência do TJAM com o coração repleto de esperança. Tenho plena confiança na competência e no compromisso de quem dará continuidade a este trabalho, e estou certa de que a nova gestão seguirá avançando no caminho da inovação e da eficiência. Embora me despeça da presidência, continuo firme como servidora da Justiça e da sociedade. Reafirmo meu compromisso com o povo do Amazonas”, afirmou a desembargadora Nélia Caminha Jorge.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
DPE-AM inicia agendamentos para mutirão de reconhecimento de paternidade e maternidade em Manaus
Elevador do Tribunal de Justiça do Amazonas despenca e deixa vários feridos em Manaus
Defensor Público explica sobre gratuidade nas passagens aéreas para pessoas com autismo
Participem da reunião para lutar pela criação da Casa da Mulher Brasileira em Manaus!
Seap recebe inspeção do TJAM e Defensoria Pública como foco a alimentação e os cuidados com a saúde dos reeducandos
Assassino de jovem Heloísa Medeiros da Silva (17 anos) foi a Juri Popular hoje