Publicado
3 anos atrásno
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), entregou, nesta segunda-feira, 28/6, duas obras importantes que integram o pacote para a melhoria da mobilidade na capital: a Estação de Transferência E3-Santos Dumont e a plataforma da Paz (em frente ao Clube Municipal), ambas na avenida Torquato Tapajós. As novas estruturas servem para atender os usuários do transporte urbano e darão maior mobilidade, tanto para quem vai ou vem do Centro, diminuindo o tempo de viagem nos coletivos.
A plataforma da Paz, que foi revitalizada e está localizada em frente ao Clube Municipal, na avenida Torquato Tapajós, vai integrar o eixo Norte-Sul do transporte urbano. O local serve para o embarque e desembarque de passageiros que vão seguir para outras estações de transferências ou para o centro da cidade.
O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, explicou como será a operação na E3. “Aqui terão ônibus que vêm dos bairros, com porta à direita, e ônibus troncais com porta à esquerda, principalmente aqueles que operam nos corredores da Torquato e da Constantino Nery. Quem mais ganha é o usuário, porque ele chegará mais rápido ao seu destino, com uma frequência maior do bairro até aqui (na Estação de Transferência), onde terá muito mais opção de linhas de ônibus. Por causa do corredor da Constantino Nery, os ônibus irão reduzir o tempo de viagem, desta forma, será possível fazer mais viagens com a mesma quantidade de ônibus”, explicou.
Modernidade
O embarque e desembarque de passageiros na Estação Santos Dumont (E3) é feito por um conjunto de 20 portas automáticas, dispostas em ambos os lados da estação de transferência, que tem capacidade de receber até quatro ônibus articulados ou trucados com porta à esquerda por vez, dois em cada sentido da via. Totalmente fechada, para garantir o controle na entrada e saída do usuário, além de maior segurança, a estação terá sistema de monitoramento por câmeras. As portas automáticas terão abertura e fechamento acionados remotamente, por um sensor controlado pelos próprios motoristas dos coletivos.
Os passageiros dispõem de cadeiras para aguardar os coletivos, além de bebedouros e banheiros masculino, feminino e para Pessoas com Deficiência (PcDs). As rotas e localização da frota também podem ser acompanhadas pelo aplicativo “Cadê Meu Ônibus”, que também já dispõe da opção de recarga de créditos. A estação conta com uma porta ao final do corredor central, que funcionará somente como saída de emergência.
As linhas alimentadoras, que saem do bairro em direção ao Centro, vão parar na estação, para que os usuários desçam e acessem as linhas de ônibus troncais, que levarão os passageiros ao centro da cidade. O local está todo sinalizado para os usuários identifiquem as linhas e trajetos que desejam utilizar.
Com o funcionamento da estação E3-Santos Dumont, algumas linhas de ônibus que circulam nas zonas Oeste, Centro-Oeste e Norte passarão a ser alimentadoras, ou seja, circulando apenas dentro dos bairros, seguindo até a nova estação e fazendo embarque e desembarque de passageiros que acessarão outras linhas em direção ao T1 e para o Centro da cidade.
Linhas alimentadoras que atendem somente nos bairros e seguirão até a Estação E3, fazendo o embarque e desembarque dos usuários:
Linhas de ônibus que vão partir da Estação E3-Santos Dumont em direção ao Terminal-1 e ao Centro pela avenida Constantino Nery.
Linhas de ônibus que vão partir da Estação E3-Santos Dumont em direção ao Centro pela avenida Djalma Batista.
As linhas que sairão da Estação E3-Santos Dumont em direção a outros destinos:
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Unidades móveis de saúde ampliam atendimento em bairros de Manaus
Prefeitura de Manaus se une à operação Rodovida para prevenir acidentes de trânsito
Campanha antirrábica de Manaus prorroga vacinação até janeiro de 2025
Prefeitura de Manaus leva Natal solidário à comunidade Bom Sucesso na zona rural
Operação ‘Natal com Saúde’: Visa Manaus apreende 200 kg de alimentos impróprios e autua seis comércios
Réveillon Manaus 2025: Prefeitura amplia frota de ônibus para atender três zonas da cidade