Novo monumento turístico em Manaus está mais próximo de sair do papel! - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, domingo, 22 de dezembro de 2024

Manaus

Novo monumento turístico em Manaus está mais próximo de sair do papel!

Publicado

no

Um dos mais bonitos projetos do arquiteto Oscar Niemeyer, o Parque Encontro das Águas Rosa Almeida está mais próximo de sair do papel. Em reunião realizada nesta segunda-feira, 11/4, no Casarão da Inovação Cassina, localizado no centro da capital amazonense, o prefeito de Manaus, David Almeida, definiu, junto com o responsável técnico do escritório de Niemeyer, Jair Valera, os últimos detalhes do local que terá como principal atração um mirante voltado ao encontro dos rios Negro e Solimões, um dos principais cartões-postais do município.

“Nos reunimos junto com a equipe do Implurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) e com o representante do escritório desse grande nome da arquitetura mundial, que é o Niemeyer, para definir as últimas tratativas junto à empresa contratada para, muito em breve, iniciar as obras lá no Distrito Industrial, do Parque Encontro das Águas Rosa Almeida. Esse sonho começa a se tornar realidade”, enfatizou Almeida.

Um dos últimos projetos assinados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a ideia do parque surgiu em 2006, na então gestão do ex-prefeito e atual deputado estadual Serafim Corrêa. Na época, custou aos cofres da Prefeitura de Manaus cerca de R$ 600 mil.

De acordo com o presidente do Implurb, Carlos Valente, a iniciativa do prefeito David Almeida de retornar as tratativas para a implantação do projeto comprova o compromisso da gestão municipal de transformar a capital do Amazonas em uma das principais cidades do Brasil.

“Acho que até setembro já estaremos dando a ordem de serviço para o início das obras no parque. Estamos correndo para a finalização do projeto. Essa ação confirma que Manaus vai ter uma nova dinâmica de desenvolvimento urbano, de turismo, de lazer e de cultura. Esse é um projeto que começou em 2006, feito pelo Niemeyer. O prefeito David Almeida resgatou e mostra para a cidade de Manaus que projetos bons têm que ser tirados do papel. Costumo dizer que esse parque, devido ao local escolhido e o tamanho do projeto, é equivalente ao nosso Teatro Amazonas. Ele terá um grande número de visitas ao local, nacional e internacional. Ele será um motivo de orgulho para Manaus”, afirmou Valente.

Homenagens

Com vista privilegiada do Encontro das Águas, o parque receberá o nome de Rosa Almeida, mãe do prefeito David Almeida, que foi uma das vítimas da Covid-19, em 2020.

Outro homenageado com a obra será o próprio projetista, o arquiteto Oscar Niemeyer, morto em 2012. Para o diretor-executivo do escritório, Jair Valera, o parque eterniza ainda mais o nome do artista.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

“Esse projeto foi pensado pelo Oscar e com essa retomada, será também uma homenagem a ele, que adorava esse projeto e será uma grande honra participar. É um projeto muito grande e tenho certeza de que receberá muitos visitantes. É um local especial, único mundialmente, onde podemos contemplar um espetáculo da natureza”, finalizou o responsável técnico.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações