Um vídeo está viralizando nas redes sociais, em especial no TikTok, após mostrar uma minhoca carnívora medindo aproximadamente 2 metros de comprimento e sendo retirada das areias da praia! De acordo com as informações, o local seria uma praia da Austrália que está repleta dessas “vermes da praia”.
Estes anelídeos, que podem chegar a mais de 2 metros de comprimento, são atraídos pela carne e têm assustado os frequentadores da praia. Os anelídeos são animais invertebrados de corpo mole, alongado, cilíndrico e dividido em anéis, apresentando uma nítida segmentação
Um vídeo recente, publicado no perfil do Instagram @tightlinezfishing, gerou consternação entre os usuários da rede social ao mostrar uma dessas minhocas gigantes sendo atraída para a superfície usando um pedaço de peixe morto como isca. Usando um alicate, o pescador consegue capturar o animal de tamanho impressionante.
O vídeo provocou uma série de reações entre os espectadores, muitos dos quais expressaram choque e medo ao descobrir que tais criaturas vivem logo abaixo de seus pés enquanto aproveitam o dia na praia.
Novo trauma desbloqueado : Minhoca carnívora gigante encontrada na areia!
Contudo, nem todas as reações foram de terror. Alguns usuários encontraram humor na situação, com um comentando sobre a ironia de “capturar uma minhoca com um peixe”.
Conhecidas cientificamente como Australonuphis, essas ‘minhocas de praia australianas’ são anelídeos que habitam as regiões costeiras do país. Eles passam a maior parte do tempo escondidos na areia, aguardando a oportunidade de abocanhar qualquer pedaço de carne que venha do mar.
Apesar de serem cegas, essas minhocas têm um olfato incrivelmente apurado, o que lhes permite detectar e rastrear sua presa. Além disso, algumas espécies desses ‘vermes da praia’ podem ultrapassar os 2 metros de comprimento.
Curiosamente, a prática de usar alicates para extrair essas minhocas da areia é bastante comum entre os pescadores. Eles as atraem com um pedaço de peixe e, em seguida, as usam como iscas para pescar outros peixes – um ciclo que alguns consideram poeticamente estranho na natureza.