Você conhece o animal mais demorado na hora do sexo? Esse inseto é o besouro-do-amor (Plecia nearctica), estes animais podem permanecer no ato por até incríveis 56 horas. Um outro fato curioso é que eles vivem em média cerca de 72 horas, ou seja, o macho passa mais de 70% da vida reproduzindo!
Apesar de ser conhecido como besouro, o inseto, na verdade, se trata de uma mosca pertencente a ordem ‘Diptera’. Uma das hipóteses para justificar o sexo tão duradouro é a de que o macho também transfere para a fêmea proteínas e carboidratos, ajudando na fertilização dos ovos, que são colocados pouco tempo depois da cópula.
Como não dá pra aproveitar o tempo sozinho, esses insetos consideráveis, como seus nomes sugerem, passam seus poucos dias de vida fazendo amor e – muitas vezes com o macho e a fêmea sendo literalmente inseparáveis durante quase todo o voo.
Enquanto Besouro-do-amor não morde ou pica, eles continuam a ser um incômodo devido à sua química ácida do corpo que pode ser muito problemática quando um grande número deles morre, se acumula e se decompõe.
O amor está no ar : Conheça o besouro do amor que passa até 56 horas no ato sexual!
Eles são uma ameaça especial para os motoristas, devido à sua tendência para escurecer parabrisas e bloquear as grades do radiador, muitas vezes causando superaquecimento de veículos e tornando a visibilidade difícil. Abaixo é possível ver uma porrada deles. Os Besouro-do-amor participam de dois grandes voos a cada ano, um durante abril-maio e outro em agosto-setembro.
As fêmeas podem colocar até 350 ovos que eclodem depois de apenas 2-4 dias.
Felizmente, como dito, esses insetos traquinas tendem a viver por apenas 3-4 dias em média.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.