Publicado
2 anos atrásno
Um dos aplicativos piratas mais populares sem dúvida é o Whatsapp GB. Um mensageiro instantaneo privado que ninguém sabe qual a sua origem, mas que conseguiu muitos adeptos ao espelhar as funções do WhatsApp.
O Whatsapp GB basicamente, ele é um clone do serviço original Whatsapp disponível para celulares Android, mas oferece modificações e funções exclusivas. É possível, por exemplo, deixar o app transparente, trocar a cor do cabeçalho e enviar de arquivos de áudio de até 100 MB. Em um primeiro momento, a oferta pode parecer interessante, mas o software traz riscos à segurança.
O primeiro risco é ao você abrir seu celular e permitir a instalação de APK, que é um arquivo executável para algum aplicativo que não está dentro das lojas oficiais. Assim, vale o alerta que o usuário que topar instalar o Whatsapp GB, está correndo o risco de ser banido da rede social Whatsapp.
Conforme os termos de serviço do aplicativo de Mark Zuckerberg, disponível no site da empresa, o uso de APKs não-oficiais viola as normas do mensageiro. Por isso, ao decidir baixar o GB WhatsApp, a pessoa assume o risco de perder o direito de voltar ao WhatsApp.
O WhatsApp GB é uma plataforma alternativa ao WhatsApp, que apresenta um funcionamento semelhante ao do mensageiro oficial por copiar o código-fonte da rede social. Após fazer download do programa no celular, é possível enviar e trocar mensagens com todos os contatos, independentemente deles terem o serviço opcional instalado em seus smartphones.
O grande apelo do WhatsApp GB está na oferta de alguns recursos que ainda não estão disponíveis no aplicativo original. Por exemplo, nele é possível digitar um PIN para proteger as mensagens. Assim, só quem conhece a sequência numérica consegue ter acesso ao conteúdo da ferramenta, o que evita a leitura por pessoas não autorizadas. Outro diferencial da versão inspirada no WhatsApp fica por conta das notificações de leitura de mensagens ou dos áudios ouvidos. Os interessados podem ocultar as informações do remetente, algo impossível de ser feito na plataforma oficial. Essa é uma medida que aumenta a autonomia do usuário na plataforma, pois concede maior controle sobre as próprias atividades.
Além disso, é possível configurar se quer mostrar ou não quando digita ou grava algo, assim como esconder quando acessou o aplicativo pela última vez. O mensageiro também disponibiliza o caminho contrário: é possível ficar online o tempo todo, mesmo quando a tela estiver desligada.
O WhatsApp GB ainda traz outros recursos inéditos para atrair os usuários. Para quem tem mais de um número de telefone no mesmo celular, é possível cadastrar todos para usar simultaneamente com o app modificado. Outra especialidade é a chance de agendar o envio de uma mensagem – algo inviável no WhatsApp.
Para quem gosta de escrever Stories mais longos, no WhatsApp GB o limite é de 250 caracteres, maior que os 139 toques oferecidos pelo WhatsApp. O aplicativo clone ainda permite fazer o download do status diretamente no celular, que fica armazenado no aparelho, e pode ser reutilizado ou deletado assim que o usuário desejar. Em intervalos relativamente curtos, a versão clandestina atualiza sua lista de funções extras e oferece mais diferenciais em relação ao WhatsApp, justamente para incentivar a migração daqueles que ainda preferem a aplicação original.
O WhatsApp GB é um aplicativo exclusivo para o sistema Android, ou seja, não é oferecido para smartphones iPhone (iOS). No entanto, mesmo os usuários do software do Google não conseguem encontrar a aplicação no Google Play, pois é preciso baixar uma APK externa para instalar o programa. O download está disponível apenas em alguns sites desconhecidos. Por esses motivos, oferece riscos de segurança como, por exemplo, a invasão de privacidade do usuário, além de violar os termos de serviço do WhatsApp.
Para ser executado, o WhatsApp GB usa, sem autorização, o código-fonte do aplicativo original. Sem a licença oficial para isso, o Google veta a disponibilidade do mensageiro em sua loja virtual. Sob tal medida, a empresa fica impossibilitada de checar se o software é seguro e está livre de vírus ou malwares.
O WhatsApp GB está hospedado em um site árabe e não se sabe exatamente a identidade de quem coordena seu funcionamento. Ao baixar o aplicativo no celular, o usuário está expondo toda sua lista de contatos. Com a quebra do código-fonte do WhatsApp, o software clone também pode eliminar a criptografia de ponta a ponta das mensagens e ter total acesso a dados importantes e confidencial dos usuários. Apesar de oferecer funções atraentes, baixar o GB WhatsApp traz uma série de riscos, como ser banido e não poder mais voltar a usar o app original.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Mulher se passa por Líder do PL e aplica diversos golpes em Advogados, Pastores e Empresários
Guilherme, assassino confesso da Gamer Sol, caguetou outras 4 pessoas e caso pode ser reaberto!
Vídeo da Reunião do Flávio Dino dando carão nos dirigentes do Twitter bomba nas redes!
Ex-aluno da FGV é condenado a pagar 100 mil reais de indenização por postagem racista em grupo de Whatsapp
Fotos do corpo da Marília Mendonça no IML geram revoltas em fãs e assessoria
Novas Corujinhas em Manaus é FakeNews e está se alastrando no Whatsapp