Publicado
7 anos atrásno
Nesta quarta-feira (15), Às 16h, no Centro Histórico de Manaus, a nova Praça XV de Novembro, conhecida popularmente como Praça da Matriz, foi entregue à população com uma grande homenagem.
O detalhe que ela deveria ser entregue na Copa do Mundo não foi capaz de tirar o brilho da reinauguração do novo espaço que contará com atrações musicais dos cantores Nunes Filho, Lucilene Castro e Zezinho Correa, apresentação do coral dos alunos da Escola Municipal Dom Jackson Damasceno Rodrigues e a “Celebração de Bênção” com a presença do arcebispo metropolitano de Manaus, dom Sérgio Eduardo Castriani.
Os cantores Lucilene Castro, Zezinho Correa e Nunes Filho se apresentarão no palco montado na lateral da avenida Eduardo Ribeiro, próximo ao Relógio Municipal. A partir das 17h, o coral da escola Jackson Damasceno fará sua apresentação e, às 17h30, haverá o momento de celebração da reinauguração da praça, com os badalos dos sinos da igreja, às 18h, para em seguida ser realizado o descerramento da placa. Por volta das 18h20, Lucilene, Zezinho e Nunes voltam ao palco para continuar suas apresentações.
Com 90 anos de existência, o Relógio Municipal será reinaugurado na próxima quarta-feira, 15/11, juntamente com a entrega oficial da praça da Matriz. O monumento foi completamente restaurado, revelando uma história que atravessa gerações. “Olhar para o Relógio é lembrar-me do meu pai e recordar toda a minha infância. Meu pai morreu falando desse relógio e me pediu que, quando ele se fosse, eu assumisse a missão que ele tanto se dedicou em vida. E aqui estou”, disse emocionado Fausto Sahdo, herdeiro e atual permissionário do Relógio Municipal.
A Matriz recebeu ações de pinturas, instalação de bancos com icnografias da Belle Époque, instalação de gradis e jardinagem. Também foram trocados os pisos das calçadas com pedras de São Tomé e houve a construção de novas bancas de comida típicas, revista e o posto policial.
No antigo aviaquário foram encontradas pedras jacarés e lióz da criação original, vindas diretamente de Portugal. O local será isolado e servirá como uma espécie de sítio arqueológico, onde a população poderá observar os achados da história. Neste ponto, as obras continuam e estão bem avançadas, respeitando todas as recomendações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Haverá ainda intervenção no chafariz, que, por conta do encerramento das atividades do programa federal “Monumenta”, ainda será restaurado.
As obras foram estendidas para o entorno, com o recapeamento da rua Floriano Peixoto, confecção de meio-fio, sarjeta e pintura das paradas de ônibus. O prefeito em exercício de Manaus, Marcos Rotta, esteve no local para acompanhar os serviços realizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
Ao todo, as três pistas da avenida Floriano Peixoto recebem repavimentação asfáltica em aproximadamente um quilômetro de extensão. Os serviços também vão incluir a pintura das 19 paradas de ônibus da área, além de reparo nos bancos, cobertura e piso.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Mirante Lúcia Almeida começa a receber a instalação das peças do primeiro Skyglass em Manaus!
Mirante às margens do Rio Negro em Manaus tem referências arquitetônicas inspiradas na Amazônia!
Pref. David Almeida diz que #SouManaus em 2024 será ainda maior!
Teve início no último sábado (26/08) a edição de estreia da Glocal Amazônia em Manaus. Confira a programação de hoje!
Projeto do Gigantes da Floresta e do Mirante da Ilha estão quase prontos para enviar à licitação!
Diretoria e técnicos da Prefeitura de Manaus participam de oficina sobre intervenções no Centro Histórico de Manaus