Publicado
1 ano atrásno
Em clima de festival, as obras da Prefeitura de Manaus no centro histórico da cidade, onde acontece o “#SouManaus Passo a Paço 2023”, não vão parar durante a programação do evento nos dias 5, 6 e 7/9. As obras fazem parte do programa “Nosso Centro”, lançado pelo prefeito David Almeida, com recursos da prefeitura.
Nos dias 5 e 7/9, o canteiro de obras vai funcionar de 7h às 16h, e nos outros dias até 18h, contando com 150 operários, acelerando ainda mais as construções, que serão inauguradas em dezembro deste ano. Após entrega, o Mirante Lúcia Almeida, o Casarão Thiago de Mello e o Largo de São Vicente, na avenida 7 de Setembro, passam a se integrar ao #SouManaus, aumentando a área pública municipal e de qualidade na região.
O festival é uma realização da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O evento é gratuito e a programação inicia as 17h.
Segunda construção da gestão David Almeida que faz reconversão e reuso de uma estrutura antiga e abandonada, o Mirante Lúcia Almeida será um divisor de águas nas edificações às margens do rio Negro. O projeto arquitetônico tem assinatura do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
“Manaus, na gestão do prefeito David Almeida, é uma das sete capitais que tem projetos urbanísticos e planejamento para renascer e reabilitar seu Centro, apostando em um programa com dezenas de intervenções. A ideia é devolver toda a vida e pujança à região tão importante, de tanta beleza arquitetônica e natural”, disse o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.
Para o engenheiro e um dos responsáveis técnicos pela obra, Rodrigo Martins Dantas, a revitalização dos prédios históricos e da infraestrutura na área central vai se somar a este movimento cultural do #SouManaus.
“Atuar aqui na construção do mirante é muito gratificante, ver a transformação dessa área do Centro Antigo, antes abandonado e que hoje está se transformando em um espaço público para a população e turistas. A realização do #SouManaus traz esse resgate e ocupação com vida para o Centro, o que nos lembra de cuidar mais da nossa cidade”, disse Dantas.
A área total do mirante é de 4,9 mil metros quadrados e o prédio será o primeiro espaço multigeracional vertical da capital.
Atravessando a rua, o futuro casarão Thiago de Mello recebe serviços para sua reconfiguração e reuso para se transformar em um museu e espaço de exposição e convivência. Somado ao largo, essa trinca de intervenções promete ser um caso emblemático de regeneração urbana e reabilitação do centro da capital. Todas as obras têm aprovação do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Amazonas (processo nº 01490.000103/2022-81).
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Prefeitura de Manaus promove ciclo de palestras para celebrar Dia Nacional da Consciência Negra
Galeria de Honra 2024: Prefeitura celebra 33 educadores por projetos que transformam a educação
David Almeida libera tráfego na Mário Ypiranga após obra de drenagem em tempo recorde
Prefeitura de Manaus avança na obra de drenagem com instalação de aduelas na Mário Ypiranga
Desfile, dança e música marcam encerramento das Olimpíadas da Terceira Idade em Manaus
Espírito Natalino toma conta da Ponta Negra com Parada Natalina da Prefeitura