Operação Azoth: Falsa médica presa em Manaus atendia crianças com doenças graves - No Amazonas é Assim
Connect with us
Manaus, AM, terça, 20 de maio de 2025

Polícia

Operação Azoth: Falsa médica presa em Manaus atendia crianças com doenças graves

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira (19/5) Polícia Civil do Amazonas prendeu Sophia Livas de Morais Almeida por suspeita de exercício ilegal da medicina.

Sophia foi presa, por policiais civis do 1º Distrito Integral de Polícia – 1º DIP, enquanto estava malhando em uma academia localizada na zona Centro-Sul de Manaus.

Imagem: Divulgação

A prisão aconteceu durante a “Operação Azoth” em Manaus e de acordo com informações, Sophia teria se passado por médica durante dois anos na capital amazonense, e nesse período, ela teria atendido ilegalmente, crianças com doenças cardíacas graves. Mesmo sem qualquer formação na área a falsa médica atendia crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) – e receitava medicamentos controlados, incluindo remédios tarja preta.

Imagem: Divulgação

O pai de duas crianças relatou que os filhos foram medicados por Sophia, acreditando que ela fosse uma profissional especializada em cardiopediatria. Outras duas pessoas disseram ter sido enganados, e só se deram conta após serem demitidos por justa causa em seus respectivos empregos, por terem apresentado atestados falsos assinados por ela.

Em perfis nas redes sociais, Sophia Livas se autodeclarava como pesquisadora, mestre e doutoranda em medicina, além de afirmar que lecionava em faculdades de Manaus.

Ainda com informações da Polícia Civil, podem aparecerem mais vítimas da suspeita, após a repercussão da Operação.

Falsa médica alegava ser parente do prefeito David Almeida

A falsa médica ainda afirmava nas redes sociais ser sobrinha do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), porém foi desmentida pelo próprio prefeito. A prefeitura de Manaus emitiu nota negando qualquer parentesco entre o prefeito David Almeida e a suspeita.

Confira a nota da Prefeitura de Manaus na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), esclarece que o prefeito de Manaus não possui qualquer parentesco com a suposta falsa médica, alvo da operação “Azoth”, deflagrada nesta segunda-feira, 19/5, pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

Esclarece também que a foto que a investigada publicou nas redes sociais como sendo ela criança carregada pelo prefeito, na verdade é uma imagem de David Almeida com sua filha Fernanda Aryel. Outra foto em que também publicou ao lado de David foi tirada por ela mesma (selfie) em um local público, como é recorrente nas diversas vezes em que o prefeito é abordado por populares, que pedem para tirar fotos com ele.

A prefeitura segue com o compromisso de trabalhar com a verdade e esclarecer tudo o que se referir à desinformação, no combate às fake News, em consonância com o bom jornalismo.

Sophia permanece presa preventivamente, e deve continuar detida a disposição da justiça.

 

 

Deixe seu comentário aqui embaixo ?...

Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤

Continue Reading
Advertisement Confira as últimas notícias do TCE-AM

Curta a gente no Facebook

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações