Polícia
Operação Azoth: Irmão de falsa médica é indiciado pela polícia
A Polícia Civil do Amazonas indiciou Dib Almeida, irmão de Sophia Livas de Morais Almeida (falsa médica presa em Manaus), por envolvimento na emissão de atestados médicos falsos.
Sophia foi presa na última segunda-feira (20/5), durante a Operação Azoth, por exercício ilegal da medicina, pois ela se diz especialista em cardiopatia infantil, cardiopatia fetal, além de atender e prescrever medicamentos para crianças com o Espectro do Autismo, sem possuir formação médica nenhuma.
Dib se apresentou voluntariamente à delegacia na última quinta-feira (22) onde foi indiciado por falsidade ideológica, furto qualificado e associação criminosa.
A formação verdadeira de Sophia é em Educação Física, mas ela usava jaleco, carimbos de médicas reais e atuava em plantões, além de ministrar aulas e divulgar conteúdos científicos falsos nas redes sociais. Ela chegou a prescrever medicamentos controlados para crianças autistas.
De acordo com as investigações, Sophia utilizava o carimbo de uma médica verdadeira que teria sido obtido dentro do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), onde nunca trabalhou como “médica”.
A Ufam confirmou que Sophia foi aluna de mestrado em Educação Física, mas não possui vínculo atual com a universidade. Ele vai responder em liberdade pelos crimes de falsidade ideológica, furto qualificado, associação criminosa, entre outros.
Além de Dib, uma funcionária de uma clínica particular também foi indiciada por suspeita de participação no mesmo esquema de venda de atestados médicos falsos.
Dib deve responder em liberdade pelos crimes de falsidade ideológica, furto qualificado, associação criminosa, entre outros.

Irmão de falsa médica é indiciado por participação em esquema de venda de atestados forjados em Manaus. — Imagem: Reprodução/Rede Amazônica








