Publicado
5 anos atrásno
Um momento de autoestima elevada, vaidade e vitória. Mulheres que fazem tratamento de câncer de mama na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) tiveram um dia de modelo na segunda-feira (14/10) e fizeram uma sessão de fotos para mostrar como lidam com a perda de uma ou das duas mamas.
A iniciativa é de alunos do curso de fotografia do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e do serviço de Fisioterapia do hospital, setor que atua na reabilitação das mulheres que passam pela mastectomia com orientações no pós-operatório.
Autoestima – A ideia da sessão de fotos é trabalhar a autoconfiança dessas mulheres, o que ajuda no tratamento, afirma a fisioterapeuta da FCecon, Alessandra Ferreira, uma das responsáveis pela ação.
“Nosso objetivo é que elas se sintam ainda mais bonitas. Não só a parte física, a melhora do movimento, mas também o seu autoconhecimento, seu amor próprio, seu autocuidado. Isso é muito importante para elas”, avalia ela.
As três pacientes passaram por cirurgias na mama e agora estão ou nas sessões de quimioterapia ou de radioterapia na Fundação Cecon. Uma delas é a universitária Jéssica Andrade, de 26 anos, que descobriu que tinha câncer de mama em 2018, quando viu um líquido semelhante a leite saindo de um de seus seios.
Ela, que é natural de Boa Vista (RR), veio para Manaus para fazer o tratamento e já passou por sessões de quimioterapia e retirou a mama esquerda m maio deste ano. Jéssica já iria iniciar a radioterapia, quando sua médica descobriu um novo nódulo no pescoço, que pouco tempo depois foi retirado. “A vida continua, a gente não pode abaixar a cabeça. Hoje em dia o que a mata a pessoa é a depressão”, contou Jéssica.
A universitária, que teve um dia de modelo sendo maquiada e tirando as fotos, contou que as fotografias ajudam no tratamento. “É muito bom pra ajudar a autoestima minha e das outras mulheres. É bom demais”, comemorou, destacando que pretender fazer um quadro das fotos.
Marcar a história – Segundo o instrutor de fotografia do Cetam, Paulo Leanderson Gomes, 20 alunos do curso participam da ação para colocar na prática o que aprenderam na sala de aula.
A FCecon foi escolhida para mostrar como os pacientes podem vencer as dificuldades que enfrentam com a doença. “A fotografia em si, além de registrar esse momento, marca uma história e traz essa autoestima, aumenta essa autoestima, faz com que a pessoa se sinta melhor. A nossa conscientização é para que eles (alunos) possam fazer parte dessa história, fazer fotos que possam trazer a alegria ao coração dessas mulheres”, destacou o instrutor.
Álbum – As fotos das ‘modelos por um dia’ estarão em álbuns personalizados que serão entregues a elas no próximo dia 22 de outubro, às 11h, quando o serviço de Fisioterapia fará uma festa para os pacientes e funcionários do setor na FCecon.
Com a autorização das mulheres, as fotografias também serão expostas no Centro de Convivência Miranda Leão, ao lado da Arena Amadeu Teixeira, zona Centro-Sul de Manaus, no dia 18 de outubro, a partir das 18h.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Wilson Lima anuncia construção da segunda Escola da Floresta em parceria com Eneva
Wilson Lima inaugura primeira escola de tempo integral do Cetam em Silves para formação em petróleo e gás
Confira o período para as inscrições no Processo Seletivo 2024 dos cursos técnicos do CETAM
Saiba mais sobre o câncer de pele, esse que a cada três diagnósticos de câncer no Brasil, pelo menos um é de pele!
Governo do Amazonas abre 6.795 vagas em cursos de qualificação para as unidades do Cetam na capital
Cetam abre inscrições para 6.288 vagas em cursos profissionalizantes em Manaus