Amazonas
Panã Marubo, Coordenador Regional do Vale do Javari, morre após ser picado por cobra
No início da tarde do último sábado (14/10) a comunidade indígena do Vale do Javari, recebeu a notícia do falecimento do professor Walcicley Oliveira Duarte, Panã Marubo, que estava exercendo o cargo de Coordenador Regional da Funai-Vale do Javari, nomeado recentemente.
De acordo com as informações divulgadas, Panã Marubo foi picado por uma cobra no último sábado (14) na zona rural de Atalaia do Norte, Panã não resistiu até chegar ao hospital. Ele morreu aos 46 anos. Deixa a mulher, Amélia Barbosa Marubo, e cinco filhos.
Além das homenagens dos parentes, a trajetória de Panã Marubo foi lembrada pela Funai e por organizações como o Cimi (Conselho Indigenista Missionário). Como disseram muitas das mensagens, Panã ancestralizou.

Panã Marubo, Coordenador Regional do Vale do Javari, morre após ser picado por cobra / Foto : Divulgação
A FUNAI emitiu nota de pesar
Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) lamenta o falecimento de Walciley Oliveira Duarte, conhecido como Panã, coordenador regional da Funai no Vale do Javari, em Atalaia do Norte. O óbito ocorreu hoje, dia 14, em decorrência de uma picada de cobra.
Panã foi um dos três primeiros professores indígenas do Vale do Javari a ingressar no ensino superior, ofício que sempre exerceu com muito afinco, compromisso e responsabilidade. No período da pandemia foi contratado pela Funai como Supervisor da Base de Proteção Etnoambiental Curuçá. Graduado em Pedagogia, sempre lutou pela educação e, especialmente, pela implementação do ensino médio nas aldeias indígenas. Também foi coordenador municipal da Educação Escolar Indígena em Atalaia do Norte. A luta de Panã e seu legado de luta em defesa da natureza e dos territórios continuarão inspirando a todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.
A Funai lamenta a perda e se solidariza com o povo Marubo, familiares, amigos e colegas do servidor neste momento de profunda tristeza.
Histórico
Walciley Oliveira Duarte, 46, foi Professor formado em pedagogia, foi vice-presidente da Associação dos Marubos do Médio Rio Curuça (AMAS), sua principal luta sempre foi pela Educação Escolar Indígena do Vale do Javari, Projetos Político Pedagógico, atuou como coordenador, na Secretaria Municipal de Educação, Coordenação de Educação Escolar Indígena em Atalaia e atualmente era o novo Coordenador Regional da CR da Funai Atalaia do Norte.

Panã Marubo, Coordenador Regional do Vale do Javari, morre após ser picado por cobra / Foto : Divulgação








