Amazonas
Parintins 2023: Pessoas com deficiência falam da importância do espaço exclusivo oferecido pelo Governo do Amazonas
A cada noite 30 PcDs usufruem do espaço com seus acompanhantes
A cada noite 30 PcDs usufruem do espaço com seus acompanhantes
Publicado
1 ano atrásno
“Nós merecemos ter um local próprio nesse festival e em outros eventos”, observa a autônoma Ralice Taveira. Ela tem baixa visão e pôde assistir à apresentação do Caprichoso, atenta aos detalhes, por estar no Espaço Acessível, do Governo do Amazonas, exclusivo para pessoas com deficiência PcDs.
A área é situada no centro do Bumbódromo, à frente dos camarotes, e conta com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), audiodescrição, banheiros adaptados e água. Ele é administrado pela Secretaria Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Neste ano, o Governo do Estado reformou o local e o piso foi elevado para melhorar a visão dos usuários do espaço.
Este foi o segundo ano de Ralice no Espaço Acessível, e ela ressaltou o conforto e a segurança do local.
“Eu soube desse espaço ano passado e agora consegui de novo. Eu tenho baixa visão e acho que é muito importante, nós merecemos ter um local próprio nesse festival e em outros eventos. A gente também se apaixona pelo boi e eu amei o trabalho”, garante a torcedora azulada.
Do lado avermelhado, Davi Tavarez, de 16 anos, assistiu ao Garantido buscar o título ao lado da mãe, Solange Dutra. O rapaz tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e vibrou a cada explosão da galera.
“O governo está de parabéns por oferecer esse espaço às pessoas com deficiência. Eu sou mãe de um autista, é a segunda vez que eu venho. É uma inclusão muito importante, a localização dele é ótima, porque tem muitos que têm dificuldade no acesso e dar oportunidade de assistir a esse espetáculo é maravilhoso” destacou a Solange.
Inclusão e Acessibilidade
O Governo do Amazonas trabalha para incluir, cada vez mais, todos os grupos em seus eventos. O Espaço Acessível é assegurado em todos os eventos públicos estaduais de Manaus e em grandes eventos, como o 56º Festival Folclórico de Parintins.
Jussara Pedrosa, titular da Sejusc, frisa que são 90 pessoas com deficiência atendidas nas três noites de festival, e cada uma delas têm direito a um acompanhante. Ela pontua que tudo foi pensado para garantir que todos pudessem brincar de boi-bumbá.
“A Sejusc é uma secretaria com um grande leque de demandas e temos uma secretaria exclusiva para Pessoas com Deficiência, para Mulheres, Cidadania, Idosos e de Direitos Humanos, então, estamos aqui garantindo e caprichando nas ações para assegurar o combate à violação dos direitos humanos”, finaliza a secretária.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
RecuperaFone: Governo do Amazonas recupera 500 celulares roubados ou furtados em um mês
CADA lidera debates sobre Inovação Sustentável no Criptorama 2024 em São Paulo
Feirão do Amazonas Meu Lar: Subsídio e financiamento para realizar o sonho da casa própria
Segurança redobrada: Governo do Amazonas lança operação natal mais seguro para festas de fim de ano
Em Brasília, Tadeu de Souza pede reforço federal para combater crime na fronteira do Amazonas
Wilson Lima decreta ponto facultativo no Estado em 25 e 28 de outubro; serviços essenciais continuam