A Prefeitura de Manaus está avançando nas obras da segunda etapa do parque Amazonino Mendes, localizado entre as zonas Norte e Leste da capital. O Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs), que faz parte do complexo, está em construção, com trabalhos adiantados nas infraestruturas elétrica, esgotamento sanitário, casa de bomba, hidráulica interna, execução de piso, assentamento de peitoris das janelas e montagem da cobertura.
Parque Amazonino Mendes: Avanço nas obras da segunda etapa / Foto : João Viana e Gian Silva / Semcom
Dentro do CAPs, os operários estão envolvidos em diversas atividades, incluindo arremates do piso do passeio e da ciclovia, pintura de portas de enrolar, postes de iluminação, gradil externo e alambrado da quadra poliesportiva. Além disso, serviços como sondagem e análise de resistência do solo estão sendo realizados para definir o tipo de fundação para os blocos habitacionais que serão parte do parque, composto por 180 unidades.
Na área de jardim, bancos estão sendo impermeabilizados e o solo está sendo regularizado para o assentamento de grama. O platô em construção contará com três quiosques, uma quadra de areia, dois playgrounds (sendo um inclusivo), academia ao ar livre, dois paraciclos, uma quadra poliesportiva e área de estacionamento.
Parque Amazonino Mendes: Avanço nas obras da segunda etapa / Foto : João Viana e Gian Silva / Semcom
O diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, destacou que o parque é um legado do prefeito David Almeida para a população e a cidade, visando a qualidade de vida por meio de uma infraestrutura urbana verde, que conecta intervenções através das águas, paisagismo, e cria caminhos e corredores mais humanos com parques lineares.
O parque Amazonino Mendes tem dois quilômetros de extensão e é resultado de um convênio entre a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado. A primeira etapa do parque foi entregue no aniversário de Manaus, em 2023, oferecendo áreas de vivência, bosqueadas, faixa saudável com pista de caminhada, faixa verde para arborização, ciclovia, quiosques, um playpet inédito e mobiliários, em uma área total de 134 mil metros quadrados. O projeto arquitetônico é do Implurb, ampliando as opções de urbanidade, lazer, esporte e entretenimento na capital.
Parque Amazonino Mendes: Avanço nas obras da segunda etapa / Foto : João Viana e Gian Silva / Semcom