Amazonas
Pesquisa aponta que na região Norte 21% envergonham-se de ser brasileiro

Publicado
9 anos atrásem
Por
Jussara Melo
Um levantamento realizado pela empresa de pesquisa Ipsos, 61% dos entrevistados afirmam que sentem orgulho de ser brasileiro. Desses, 34% dizem sentir muito orgulho. O Nordeste é a região onde há mais pesquisados com esse sentimento: 79% sentem orgulho e metade sente muito orgulho. A região com menor percentual nesse quesito é o Sul, onde apenas 49% dos entrevistados afirmaram orgulhar-se de sua nacionalidade.
Os dados fazem parte da pesquisa Pulso Brasil, realizada pela Ipsos em abril com 1.200 entrevistas presenciais em 72 municípios brasileiros. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Em contrapartida, um quinto dos entrevistados afirmaram sentir vergonha de ser brasileiro, enquanto 16% disseram não se orgulhar de sua nacionalidade. O Sul é onde o sentimento é mais acentuado (35% sentem vergonha), seguido pelo Norte (21% envergonham-se de ser brasileiro).
A insatisfação generalizada entre os brasileiros deu-se em virtude da onda de corrupção que assola o país. Falta de propostas e de causas bem definidas de partidos e políticos mostra que 79% dos entrevistados não se sentem representados por nenhum dos 35 partidos atuantes no país hoje.
Um dos fatores que explica a insatisfação é a falta de propostas, indica a pesquisa: a maioria (78%) acredita que os partidos não têm causas definidas e 86% afirmam que falta no Brasil um político confiável.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤

Você Poderá Gostar
David Almeida vence eleição no 2º turno afirma pesquisa Quaest/Rede Amazônica
Amazonas lidera apreensões de drogas nas regiões Norte e Nordeste em 2024
Amazonas perde expressão econômica e a população empobrece
Wiçu dispara na frente de Amazonino com seis pontos de vantagem em pesquisa espontânea
Governo do Estado, por meio da Fapeam, anuncia apoio a projetos de pesquisa em saúde para Covid-19
Wilson Lima assina Pacto Nacional pela Primeira Infância na Região Norte