Na manhã desta quarta-feira (30/5) petroleiros paralisaram as atividades em uma refinaria da Petrobras, localizada na Zona Sul de Manaus. Por volta das 7h, um grupo de petroleiros se concentrou na frente da Refinaria Isaac Sabbá, na rua Rio Quixito.
O trânsito de veículos não foi bloqueado, mas agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans) e policiais militares estiveram no local. Segundo a categoria, a parada é por tempo determinado de 72h, com efeito de advertência.
Petroleiros iniciam paralisação em refinaria de Manaus – Imagem: Divulgação
Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo no Amazonas (Sindipetro-AM). Cerca de 100 dos 340 dos servidores que atuam na refinaria aderiram à paralisação, que acontece em outras partes do Brasil.
A paralisação encerrará na quinta-feira (31) poderá acontecer a greve por tempo indeterminado, previamente aprovada em assembleia, segundo informações do diretor de comunicação do Sindipetro-AM, Marcos Ribeiro
Segundo o Sindipetro, as reivindicações dos petroleitos são: Redução dos preços dos combustíveis diante aumentos abusivos; Manutenção dos empregos dos petroleiros; Retomada da produção nas refinarias; Fim da importação de derivados de petróleo; Não privatização e desmonte da Petrobras; Demissão da direção da Petrobras o diretor Pedro Parente.
De acordo com Sindipetro, o Terminal do Solimões em Coari está com 100% dos petroleiros paralisados. O movimento não afeta a distribuição em Manaus.