Um servidor do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Vale do Javari e um auxiliar foram atacados, amarrados e assaltados por piratas, na última quinta-feira (23), próximo à sede de Atalaia do Norte, município do interior do Amazonas, distante 1.136 km e Manaus.
Durante a ação criminosa, os piratas levaram uma embarcação, dois motores e mais de 3 mil litros de combustível.
Atalaia do Norte abriga a maior parte da reserva Vale do Javari, segundo maior território indígena do país e marcada por conflitos como tráfico de drogas e pesca ilegal.
Na próxima segunda-feira (27/2) uma comitiva do governo federal deve desembarcar na região para discutir a segurança na região.
Em depoimento à Polícia Civil, as duas vítimas informaram que foram abordadas pelos criminosos na região conhecida como Lago Sacambu. Eles contaram que foram amarrados, vendados e obrigados a ficarem em uma área de mata na margem do território peruano.
De acordo com a coordenação do DSEI Vale do Javari, os piratas roubaram dois motores, uma embarcação e 3.630 litros de combustíveis. A gasolina estava sendo transportada de Tabatinga para ser utilizada em ações da DSEI na Base Ituí, na reserva indígena, onde um grupo de indígena de recente contato recebe assistência médica.
O caso já está sob investigação da polícia e os bandidos seguem foragidos.
Piratas atacam, assaltam e amarram servidor de saúde indígena do Vale do Javari – Imagem: União dos Povos Indígenas do Vale do Javari