Publicado
2 anos atrásno
O Governador Wilson Lima entregou, nesta terça-feira (14/03), o Plano de Gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Puranga Conquista. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado no último mês. Os estudos técnicos para elaboração do plano foram realizados pelo Instituto de Pesquisa Ecológica (IPÊ) em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e tem como objetivo conservar a floresta e gerar renda para as comunidades tradicionais da região.
“O plano é um instrumento importante que estabelece as regras de uso da área e concede a tão sonhada CDRU, que é Concessão do Direito Real de Uso. As pessoas que moram nesta comunidade têm o direito de explorá-la e podem dar andamento aos processos legais’’, disse o governador.
“Isso tem gerado para as comunidades acesso a financiamento para melhorar produção, a cadeia produtiva e acesso a benefícios. É importante que o mundo entenda que fazer a gestão de territórios como esses tem que ser integrado: proteção ambiental e melhoria para vida das pessoas. É a demanda do governador Wilson Lima para o meio ambiente” afirmou o secretário.
O documento foi entregue diretamente para Raimundo Leite, líder comunitário da associação da RDS. A partir da oficialização do plano, a UC tem zoneamento definido, normas para regular o uso da área e o manejo dos recursos naturais, implantação da estrutura física necessária, além de programas, políticas públicas e ações voltadas para o desenvolvimento sustentável.
“A gente está recebendo esse documento das mãos do governador Wilson Lima e isso vai mudar a vida de todos. É um marco legal que regulamenta todas as entradas de recebimento de projetos sustentáveis. Isso significa sustentabilidade das comunidades que aqui vivem”, disse o líder comunitário.
Durante a entrega do plano, o governador também recebeu a comitiva do governo da Alemanha na comunidade indígena Três Unidos, próxima a Manaus, para conhecer projetos de proteção à floresta, melhoria de vida dos ribeirinhos e prioridades de aplicação de recursos por meio do Fundo Amazônia.
Com a recategorização da Unidade de Conservação, uma área de 77.011,46 hectares do Parque virou o que hoje é a RDS – UC de uso sustentável, que permite a existência de populações tradicionais integradas a um sistema de exploração sustentável dos recursos.
Plano de Gestão
O governo do Amazonas já entregou 33 Planos de Gestão de Unidades de Conservação por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
O documento é uma ferramenta fundamental para assegurar a efetividade de implementação das Unidades de Conservação, orientando as formas de uso da área, o manejo dos seus recursos naturais, bem como a implantação de estruturas físicas e recursos humanos necessários à gestão da unidade.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Governo do Amazonas sanciona primeiro Plano de Cargos e Carreiras para a Secretaria de Meio Ambiente
Wilson Lima sanciona lei que facilita acesso a recursos federais para saneamento em municípios do interior
Mais de 12,8 mil cirurgias de catarata realizadas no Amazonas em menos de um ano
Governador Wilson Lima anuncia 2.500 novas vagas no Pelci para Manaus e interior
Carnaval na Floresta 2025: Governo do Amazonas lança edital para apoio a blocos e bandas em Manaus e no interior
Cerca de 170 mil estudantes beneficiados com o Passe Livre Estudantil em Manaus