Nesta sexta-feira (24/3), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) divulgou na íntegra o vídeo que mostra a movimentação do suspeito de estuprar uma criança de 4 anos, dentro de uma loja localizada em um shopping na Zona Norte de Manaus.
As imagens registradas por câmeras de segurança apontaram incoerências no relato do suspeito, identificado como Rogério Lindoso dos Passos, que nega o crime.
De acordo com a delegada titular da Delegacia Especializada em Proteção a Criança e ao Adolescente (DEPCA), Joyce Coelho, o suspeito do estupro passou cerca de três minutos com a criança no local.
As imagens da câmera de segurança do provador da loja mostram que o suspeito entrou no provador às 17h33. Cerca de 11 minutos depois, às 17h44, a mãe da menina surge com a criança.
A mãe segue para uma das cabines femininas. A menina acaba se distraindo e não percebe a direção que a mãe foi e segue para o compartimento masculino.
Dois minutos depois, a mãe percebe que a criança não entrou no provador. A mulher se desespera e procura a menina pela loja. Às 17h47, a menina sai do ala dos provadores masculinos e encontra a mãe.
Rogério Lindoso dos Passos
A criança faz sinais de silêncio e conta que o homem, que sai em seguida do provador, pediu para levantar a sua blusa.
O homem deixa as roupas que pegou em uma bancada e passa pela mãe e a criança.
De acordo com a delegada Joyce Coelho, o tempo que o suspeito ficou sozinho com a criança e os relatos da vítima, ajudaram na investigação.
“Ela [menina] passou mais de 3 minutos na companhia dele, dentro desse provador”, afirmou a delegada.
Após identificar o suspeito, a polícia tentou notificar Rogério Lindoso, mas ele não estava em casa e não foi localizado por familiares. Ao se entregar à polícia na segunda-feira (20), o homem disse que esteve em casa o tempo todo e que não se entregou antes porque foi orientado pelos advogados.
Segundo a delegada, há incoerências no relato do suspeito.
“O que ele fez é importunação sexual, e importunação sexual em criança é estupro de vulnerável”, apontou a delegada.
A delegada informou, ainda, que Rogério Lindoso será indiciado por estupro de vulnerável. Ele segue preso em uma unidade prisional de Manaus.
O caso
As imagens mostram o homem entrando sozinho na área dos provadores. Em seguida, a mãe surge com a criança e vai em uma das cabines femininas. A menina acaba se distraindo e não percebe a direção e segue para o compartimento masculino.
A vítima só retorna depois de um tempo, quando a mãe dela começa a procurar do lado de fora.
Para a polícia, a mãe da criança informou que foi até o provador da loja experimentar roupas e ao sair do espaço encontrou a filha saindo da ala masculina pedindo para ir embora. A criança teria então relatado o estupro para genitora.